Por Agora RN
Foto: Divulgação (CNT)
O uso de combustíveis fósseis tem sido reavaliado no mundo todo, de modo a priorizar fontes alternativas de energia, que são mais sustentáveis. No Brasil, onde o emprego de derivados do petróleo ainda é predominante no transporte, começa a ganhar maturidade a ideia de diversificar a matriz. Mais do que isso, tecnologias verdes agora estão disponíveis e prontas para serem usadas. É o mundo buscando alternativas sustentáveis de crescimento para que, no futuro, possamos ter menos emissões de poluentes. E o transporte — atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil — assume, nesse contexto, sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. O Despoluir já é reconhecido como o maior programa ambiental do transporte.
Controle de emissões: Uma das ações centrais do programa é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde Despoluir completa 14 anos como o maior programa ambiental do transporte DESPOLUIR | Realizada pela CNT, pelo SEST SENAT e pela FETRONOR, iniciativa tem contribuído para sustentabilidade ambiental da atividade transportadora MEIO AMBIENTE #EUSOU SUSTEN TÁVEL dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 55 mil transportadores e realizou mais de 3,2 milhões de avaliações veiculares. A avaliação é realizada por meio de visitas de técnicos do programa com unidades móveis que contam com equipamentos como opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado). Em 2020, mesmo durante a pandemia da COVID- 19, foram realizadas 312.191 avaliações ambientais e prestados atendimentos a 5.679 empresas e 2.816 transportadores autônomos.
Outra frente de trabalho fundamental do Despoluir é a disseminação de conhecimento sobre questões ambientais entre o setor transportador. O programa publica cartilhas e manuais que orientam os transportadores sobre as melhores práticas ambientais, além de pesquisas e estudos que contribuem com o desenvolvimento do setor. Nesse sentido, destacam-se os conteúdos relacionados ao reuso da água e à questão da eficiência energética.
Novo serviço: A CNT lançou, em maio, uma nova iniciativa referente à temática ambiental. O SOAT (Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador) visa acompanhar as medidas ambientais de sustentabilidade das empresas do transporte rodoviário de cargas e de passageiros para reforçar o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade do setor. Na primeira etapa, um questionário será enviado aos gestores do transporte rodoviário para, na sequência, ser realizado o diagnóstico da empresa e emitidoum indicador de desempenho ambiental. O projeto-piloto tem adesão inicial da FETRONOR (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste), da FETRALSE (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe) e da FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná).
Com o Despoluir, a CNT, o SEST SENAT e a FETRONOR estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.