Operação de trólebus na capital paulista reduz 20 mil toneladas de CO2 por ano

Do Diário do Transporte
Foto: Adamo Bazani

A operação de trólebus na capital paulista contribui para a redução de 20 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano, Na cidade, circulam 201 veículos movidos a energia elétrica conectados à rede aérea de alimentação.

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 04 de junho de 2021, pela SPTrans, que administra o transporte coletivo municipal, pois neste sábado (05), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A SPTrans ressaltou ainda que a frota municipal conta com 17 ônibus 100% elétricos movidos a bateria, que também contribuem para reduzir a emissão de poluentes.

Além disso, toda a frota de ônibus da cidade circula com um combustível que é uma mistura de 90% diesel S10 (menor teor de enxofre) e 10% biodiesel (B10). Junto à medida, atualmente, 92% da frota está equipada com motor Euro V, com sistema de filtragem.

Combinadas, as estratégias também reduzem as emissões. Segundo a SPTrans, todos os ônibus novos entram em circulação com essa tecnologia.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo ressaltou que está comprometida em promover tecnologias mais limpas e sustentáveis para o sistema de ônibus da cidade. A principal delas é a redução progressiva das emissões de poluentes tóxicos de forma gradual em conformidade com a lei municipal 16.802/2018.

“A frota segue sendo renovada como previsto contratualmente e somente nos cinco primeiros meses de 2021, 656 ônibus novos foram incluídos no sistema municipal de transporte coletivo público. A substituição de veículos mais antigos que são mais poluentes por novos veículos que emitem menos também contribui para a redução da emissão de poluentes. A SPTrans realiza ainda inspeções na frota de ônibus municipais para garantir os padrões de qualidade exigidos no sistema de transporte da capital, incluindo os níveis de emissão de poluentes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo