Por UNIBUS RN
Foto: Davi Felipe/Ilustração
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do RN (SETRANS/RN) e a Guanabara Empresa de Transporte Coletivo Ltda acionaram a justiça contra a operação dos interbairros de Extremoz fora dos limites do município. Com isso, as linhas “C – Extremoz / Igapó”, operada pela Cooptnorte, e a “06A – Estivas / Igapó” e “06B – Santo Amaro / Igapó”, de responsabilidade da Cooptagran, não podem mais circular fora do município de Extremoz. A mudança passa a valer a partir da meia-noite desta quinta-feira (dia 11 de fevereiro).
Com a determinação da Justiça favorável ao Sindicato empresarial e a viação de transportes, a atuação da Cooptnorte passa a ser somente no município de Extremoz, enquanto a Cooptagran ainda pode fazer o trajeto Passagem da Vila / Igapó.
A decisão determina que o município “cumpra obrigação de fazer de fiscalização, nos limites do município, dos transportes públicos municipais, por ele geridos e autorizados, que apesar de detentores de permissão para trafegar apenas no âmbito municipal de Extremoz, de forma ilegal realizam transporte intermunicipal de passageiros para Natal e São Gonçalo do Amarante, sob pena de aplicação de multa”. ⠀
⠀
Também fica proibido a entrada de transportes coletivos originários de outros municípios sem permissão do município de Extremoz ou do Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER), nos termos da lei. ⠀
Por causa da referida decisão, a Secretaria Municipal de Transporte juntamente com a Secretaria Municipal de Defesa e Guarda do Patrimônio Público e a Guarda Municipal implementarão fiscalizações visando cumprir a determinação judicial.
A Prefeitura Municipal de Extremoz se propõe ao diálogo e está sensível a população usuária dos serviços de transporte coletivo e reforça que estará buscando soluções para que sejam minimizadas as consequências da decisão.
Com informações da Prefeitura de Extremoz
Coitado dos passageiros que usavam os alternativos para não ter que esperar 1 hora ou mais pelos ônibus da Guanabara.