Da Revista Autobus
Foto: Divulgação (Volvo Buses Colômbia / ColômbiaBus)
Dando prosseguimento ao seu plano de renovar a frota local de ônibus urbanos, a capital colombiana deu mais um passo rumo ao modelo de transporte com baixos índices de carbono. Com isso, a cidade quer ser o exemplo de sustentabilidade na América Latina em se tratando de deslocamentos de seus habitantes. Recentemente, ela apresentou 48 novos ônibus Padron, que serão utilizados no sistema zonal do consagrado TransMilenio, na área de Perdomo, ao sul de Bogotá.
Os veículos, de um total de 66 unidades, contam com características de última geração em termos de redução das emissões poluentes, com o motor Euro VI D8K de 320 cv no chassi B8R produzido pela Volvo e sistema I-Coaching (monitoramento da operação com informações sobre velocidade, aceleração, freadas, marcha lenta, etc), funcionando como um instrutor de treinamento que sinaliza os pontos de melhoria para o motorista, garantindo uma direção ainda mais segura e econômica. Outros detalhes de modernidade do chassi é a transmissão automática Voith e da suspensão pneumática com controle eletrônico.
A carroçaria é a Gran Viale BRT, fabricada pela Marcopolo Colômbia, 12 metros de comprimento com capacidade para 80 passageiros, tendo ainda três portas, três câmeras de segurança, elevador e posto do motorista com cabina de proteção. Os ônibus foram pintados na cor amarela, nova padronagem para identificar os ônibus com tecnologia de motorização a gás natural ou diesel Euro VI que estarão entrando em operação no sistema.
De acordo com o sistema de gestão do TransMilenio, estima-se que os novos veículos Euro VI (com filtros de particulados) deixarão de emitir 95% de material particulado em comparação com os mesmos ônibus com motor Euro V. Cinco mil passageiros serão beneficiados com a chegada desses ônibus, atendendo a três rotas pelo sistema. A concessionária ETIB SAS será a responsável pela operação dos veículos.