Por UNIBUS RN
Foto: Moaccir Francisco Barboza/Ônibus Brasil
A BYD, fabricante de chassis 100% elétricos, anunciou que recebeu um importante incentivo para disputar em igualdade de condições o mercado de ônibus no Brasil. A marca acaba de ser credenciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que os chassis de ônibus 100% elétricos e suas baterias de fosfato ferro lítio utilizadas nos veículos possam ser adquiridos por meio do financiamento do Finame.
O Finame é um financiamento voltado para aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação. Dentro do programa, as empresas interessadas poderão financiar até 80% do valor do ônibus 100% elétrico, em um prazo de até 10 anos, com 2 anos de carência. Os 20% de entrada, podem ser divididos em 8 parcelas trimestrais.
Segundo a empresa, “os equipamentos enquadrados no Finame foram: bateria refrigerada para ônibus padron elétrico piso baixo D9W e chassis piso baixo 12,5m propulsão elétrica – D9W”.
A marca considera que seu credenciamento pelo BNDES através do financiamento do Finame representa um incentivo à tecnologia limpa e de baixo custo operacional, especialmente no atual momento em que o mundo presencia, em meio à pandemia do Coronavírus, uma expressiva e impressionante redução da poluição.
Condições de igualdade com os fabricantes a diesel
Com a inclusão no Finame, a BYD passa a negociar em igualdade de condições com os ônibus a diesel, que já são enquadrados nesta linha do BNDES. “O Finame é muito importante para que empresas do setor possam financiar a juros mais baixos os ônibus 100% elétricos. A tecnologia limpa, sustentável e de baixo custo de manutenção tem sido muito procurada, mas o investimento esbarrava na falta de política de financiamento atraente. Acreditamos que este será um marco para a introdução do ônibus elétrico no País”, afirma o Diretor da Divisão de Ônibus da BYD do Brasil, Marcello Von Schneider.
Os ônibus 100% elétricos também poderão se tornar alternativa econômica em meio à crise que se vislumbra. Além de não poluentes, os ônibus elétricos são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional. Na comparação com o diesel, o gasto com o abastecimento elétrico chega a ser equivalente 25% do que a de um veículo a diesel. Além disso, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.
A BYD Brasil possui desde 2015 uma fábrica de produção de chassis 100% elétricos, instalada em Campinas e desde então iniciou a nacionalização de componentes. A fábrica instalada em Campinas tem capacidade de produção de 720 chassis por ano, podendo expandir a fabricação para até 1.440 chassis por ano. Em 2020, a BYD Brasil vai abrir sua terceira fábrica, em Manaus, voltada para a fabricação de baterias de fosfato ferro lítio que além dos ônibus e outros veículos 100% elétricos, podem ser utilizadas também em equipamentos de armazenamento de energia.
Brasil avançou em 2019
Na avaliação da BYD, o Brasil deu passos importantes em 2019 rumo à eletrificação de frotas. A empresa conta cidades utilizando ônibus 100% elétricos, com destaque para Campinas, que já conta com 14 ônibus elétricos rodando desde 2018 e São Paulo que colocou 15 ônibus em operação desde novembro passado. Além destas duas cidades, Bauru, Brasília, Maringá, Santos e Volta Redonda também já possuem ônibus elétricos em suas frotas.