SP: Em 3 meses, Tarifa Zero triplica número de passageiros em Vargem Grande Paulista

Por UNIBUS RN
Com informações do jornal O Repórter Regional
Fotos: Ilustração/Ônibus Brasil

Três meses após o lançamento do Programa Tarifa Zero em Vargem Grande Paulista, município do estado de São Paulo, a inciativa continua somando benefícios para a população. Neste período, mais 340 mil passageiros foram atendidos, de acordo com os dados apresentados pela empresa que opera serviço de transporte na cidade.

O programa foi implementado no mês novembro do ano passado, sendo considerado uma inovação em mobilidade urbana. No Brasil, Vargem Grande Paulista foi a 14ª cidade a oferecer gratuidade no transporte, sendo a primeira na região Metropolitana de São Paulo.

De acordo com o jornal O Repórter Regional, da região, a geração de emprego dentro do município é outro benefício que o Programa Tarifa Zero trouxe para a população, uma vez que, com a gratuidade do transporte contribui para que os empregadores possam contratar mais cidadãos do próprio município, já que o incentivo é um gasto a menos para empresas e lojas na cidade.

O programa Tarifa Zero é uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada do município, que contribui com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte. Esta taxa é paga ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU), criado pelas Leis Municipais Lei Municipal 1068/2019 e 1092/19),e tem como receita dotações orçamentárias; multas de trânsito, taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas), taxa de publicidade, publicidade em pontos de ônibus, entre outras.

Desde que foi implantado o programa, a frota de ônibus foi ampliada de 7 para 13 ônibus, e o sistema de transporte conta agora com 7 linhas atendendo diversos bairros da cidade. Anteriormente, apenas 4 linhas estavam em funcionamento. A Prefeitura também deve inaugurar, em breve, um novo terminal que vai receber todas as linhas, interligando todo o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo