A prefeitura de Teresina (PI) confirmou oficialmente que tem interesse em possibilitar a implantação de ônibus elétricos no sistema de transportes. Por enquanto, porém, a fase é de sondagem da viabilidade deste tipo de veículo que promete zerar a poluição durante a operação e reduzir emissões de ruídos e os custos operacionais.
Ônibus elétrico urbano de Brasília. Foto: Alessandro da Mota Roque/Ônibus Brasil |
No último dia, 04 de fevereiro de 2020, o prefeito Firmino Filho recebeu representantes da fabricante chinesa BYD, que tem planta em Campinas, no interior paulista, para conhecer modelos e resultados operacionais em cidades que receberam o ônibus, como em Recife (PE).
Por meio de nota, o prefeito Firmino Filho disse que a intenção inicialmente é realizar testes com um ônibus.
“Estamos avaliando alternativas economicamente viáveis e, que, ao mesmo tempo, melhore o conforto dos passageiros. A ideia é que possamos trabalhar com um protótipo do ônibus, assim podemos testar o seu funcionamento nas ruas e avenidas da capital. Ainda vamos conversar com os consórcios para desenvolver esse diálogo”
Resultados operacionais foram apresentados em encontro. Foto: Renato Bezerra/Secom – Teresina |
Na mesma nota, o representante da BYD, Guilherme Nogueira, disse que apresentou dados como autonomia das baterias, durabilidade, custo por quilômetro, e que considera o encontro um avanço.
“Nossa conversa com a Prefeitura de Teresina está avançando. Estamos pensando alternativas junto com o prefeito de como seria feita essa contratação”
Já o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Welton Bandeira, diz que uma eventual implantação de ônibus elétricos vai ocorrer pelas empresas concessionárias das linhas e que ainda é necessário avaliar diversos aspectos operacionais e financeiros.
“A nossa intenção é que possamos ser contemplados com essa inovação. Vamos fazer um esforço junto aos consórcios de ônibus para que a gente possa implantar essa tecnologia na cidade. Estamos avaliando os prós e contras”
A BYD, instalada em Campinas desde 2015, já tem modelos comprados pelas viações de diversos sistemas, como São Paulo (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Brasília (DF), entre outros.
Diário do Transporte