Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do Sest Senat apresenta resultados importantes na PB e RN

O Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do Sest Senat, desenvolvido em parceria com o Governo do Canadá, que abrange os cursos SmartDriver para motoristas de cargas e passageiros (cada um com 12h), Gestão de Combustível (8h) e Inclusão Digital (4h), já apresenta importantes resultados no âmbito do Conselho Regional Nordeste II (Paraíba e Rio Grande do Norte).
Foto: Reprodução (Fetronor)
Esses treinamentos são ministrados através de metodologias ativas e modernas estratégias para estabelecer práticas conscientes de condução de veículos, que trabalha a conduta do motorista ao volante, com foco principal na redução do consumo do combustível em até 12%. Além das aulas teóricas, ministradas com materiais e atividades totalmente desenvolvidos para se atingir os objetivos, são realizadas também aulas práticas, seja no simulador de direção ou em veículo. O Programa utiliza também em seu processo de aprendizagem um aplicativo específico, o Eco Senat, disponível para download gratuito na Play Store e Apple Store.
No âmbito do Conselho Regional Nordeste II, o Sest Senat Natal já registra bons números na oferta das ações do programa, com resultados significativos na economia de combustível. Um exemplo a se destacar nesses primeiros meses de oferta dos cursos é a empresa Frete Tur, que treinou todos os seus motoristas com registro do consumo de combustível antes e depois do curso, verificando uma economia de 1.500 litros de óleo diesel/mês.
Os instrutores que ministram os cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética passaram por treinamento específico, com supervisão inicial de equipes do NRCan (Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e do ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo). A certificação dos alunos que passam pelos treinamentos tem reconhecimento internacional, o que se constitui em expressivo diferencial na carreira de cada um.
O gerente da Frete Tur, Luiz Peres, que também fez o curso Smartdrive e vem acompanhando o desempenho de seus condutores pós-treinamento, fala um pouco sobre a efetividade do treinamento e os resultados alcançados em sua empresa:
Sobre a diferença de postura do condutor, “é perceptível o aumento da autoestima dos profissionais e o interesse em saber o quanto o veículo que cada um dirige está consumindo; também quebrou paradigmas na forma de como conduzir o veículo, mostra-se preocupado em colocar em prática o que aprendeu no curso; e despertou para o entendimento do impacto da gestão da condução em seu desempenho e no do meio ambiente”.
A respeito da redução do consumo, informa que “a média de consumo antes do treinamento (meses de janeiro a maio deste ano) era de 3,92 litros/Km, e esta evoluiu para 4,04 em agosto, quando todos já haviam concluído o curso; em alguns condutores, verificamos uma economia percentual muito forte”.
Ainda sobre a economia de combustível, o gestor pontuou que está trabalhando com a “expectativa de 18 mil litros ao ano, o equivalente a aproximadamente R$ 65 mil”.
Fonte: Fetronor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo