As alterações no trânsito de Natal planejadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana seguem ao longo dessa semana. A previsão era que a segunda das oito intervenções viárias previstas pela STTU para este mês de setembro, tivesse início da fase de testes na manhã desta terça-feira (10). Porém, a STTU confirmou que ficou adiado para a quarta-feira (11). A proposta é implantar uma nova faixa de pedestre combinada com um novo semáforo na Av. Salgado Filho altura da Rua Auris Coelho (proximidade do Complexo Viário do 4º Centenário), no bairro de Lagoa Nova – também será permitida a conversão no sentido zona Sul dos veículos que vierem pela Auris Coelho. A passarela que existe no local será removida.
O início dos testes nesse trecho da Av. Salgado Filho ainda dependia de pintura da nova faixa de pedestres, serviço previsto para ser realizado na madrugada desta terça-feira. Porém, a assessoria de imprensa da pasta, adiantou que “a pintura só seria realizada se não chovesse. Se chover, também não vamos ligar o semáforo já instalado”. Por isso, ficou para quarta-feira o início do teste.
Ao todo serão instalados oito novos sinais, combinados com faixas de pedestres – quatro na Av. Salgado Filho, um na Av. Bernardo Vieira e dois na Hermes da Fonseca. A primeira mudança no trânsito da capital do Rio Grande do Norte feita pela STTU foi semana passada (quarta-feira, dia 4), na Av. Hermes da Fonseca nas proximidades do Aeroclube e do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (16º BIMtz): foram instalados um novo semáforo e novas faixas de pedestres entre as ruas Alberto Maranhão e Joaquim Fagundes no Tirol. Os novos equipamentos atendem requisitos de acessibilidade, com sinais sonoros e informações disponíveis em braile.
“Com essas alterações vamos facilitar a travessia de pedestres entre paradas de ônibus que estão frente a frente, mas em lados opostos da via e que até então não tinham uma ligação efetiva”, disse Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da STTU.
Conforme anunciado pelo órgão que ordena e fiscaliza o trânsito de Natal, “o pedestre é o principal fator a ser considerado na elaboração das políticas de mobilidade da cidade, por isso estamos realizando uma série de ações para dar mais segurança na circulação do pedestre”.
As intervenções viárias seguem regras regulamentadas pela Lei número 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e estabelece a pirâmide de prioridade da mobilidade urbana, onde pedestres estão no topo seguidos (na ordem) por ciclistas, transporte público, transporte de carga, carros e motos particulares.
Com informações: Tribuna do Norte