Empresas de ônibus urbano promovem campanha “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa”

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e empresas de ônibus urbano de todo o país estão promovendo, durante todo o mês de junho, a ação “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa”. A ideia da campanha é promover a reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para reduzir a poluição do ar estimulando, ao mesmo tempo, o uso do transporte coletivo para deslocamentos nas cidades. Cerca de 76% da população brasileira vive em cidades e a tendência de aumento da urbanização nas próximas décadas coloca a discussão sobre cidades e mobilidade urbana no coração do desenvolvimento sustentável.
Foto: Ilustração/UNIBUS RN
Os materiais da campanha, que incluem cartazes para serem fixados a bordo dos ônibus e em terminais de passageiros, busdoor e postagens para mídias sociais, destacam o impacto ambiental negativo do transporte individual: carros transportam 30% das pessoas que se deslocam, mas emitem 71% dos gases poluentes decorrentes do transporte nas cidades.
Segundo a ONU Meio Ambiente, nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por sete milhões de mortes prematuras por ano. Só no continente americano, mais de 300 mil pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar. Alguns poluentes atmosféricos também estão diretamente relacionados ao aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.
“Os ônibus poluem menos que os carros, transportam mais gente e ocupam menor espaço nas vias”, explica o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha. “Queremos que as pessoas mudem seus conceitos e pensem mais na coletividade, optando pelo transporte público, que é mais sustentável. O ônibus tem uma grande contribuição a dar na superação dos desafios ambientais e para a saúde humana causados pela poluição do ar”.
FETRONOR

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