Renovação de frota é a frase da vez na empresa Conceição, operadora de linhas em Natal, que desde o início do ano tem uma nova – e ao mesmo tempo antiga – gestão administrativa. Após a maior parte das ações da empresa ter sido comprada, em 2012, por um grupo de empresários de Pernambuco, o negócio foi desfeito no final de 2018, e agora os antigos proprietários da empresa estão tocando a viação.
Enquanto esteve em sociedade com os pernambucanos, a frota da empresa Conceição recebeu diversos ônibus vindos de Pernambuco, especialmente veículos fabricados nos anos de 2005 e 2006, que na ocasião renovou sua frota de veículos ainda mais antigos – em 2012, momento da sociedade firmada, a Conceição ainda tinha na frota veículos do tipo Urbanus e Alpha, fabricados em 1995 e 1996, respectivamente.
Desde o início do ano, após ter voltado a “andar com as próprias pernas”, a Conceição buscou realizar ações para reduzir custos e viabilizar suas operações, como a reforma de veículos articulados, os adaptando para ônibus convencionais; reativação das operações com microônibus; unificação de linha;s e prioridade para a retirada dos veículos que mais consomem combustível da frota.
Agora, chegou a vez de renovar a frota, que é a mais antiga de Natal. Na última semana, entraram em operação veículos do ano de 2011, do modelo Svelto. Eles contam com chassi Mercedes-Benz OF 1722, e pertenceram a empresa Globo, de Pernambuco. A inclusão deles na frota permitiu que veículos mais antigos deixassem as operações da Conceição.
Seis ônibus do modelo foram incluídos na frota da empresa, sendo três deles do tipo alongados, e dois têm tamanho padrão. A configuração é de três portas, com o elevador para deficientes na porta do meio. Eles estão operando a linha 63 (Felipe Camarão/Campus), um dos principais trajetos da empresa.
Reprodução/WhatsApp |
A renovação não para por ai. Pelo menos dois veículos que fizeram parte da empresa Vitória, operadora de linhas na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, também farão parte da Conceição.
Reprodução/WhatsApp |
Eles têm chassi Mercedes-Benz OF 1722, e, assim como os Sveltos, foram fabricados em 2011.
Reprodução/YouTube |
Já a configuração dos Torinos é de apenas duas portas, com o elevador para deficientes físicos acoplado a porta traseira, de desembarque. Com a inclusão deles, a empresa passa a ser a terceira de Natal com ônibus adaptados que têm o elevador junto a porta traseira – até então, apenas a Via Sul e a Cidade do Natal têm veículos assim, enquanto as demais utilizam o elevador no meio do veículo, por considerar que é menos danoso ao equipamento. Todos os veículos com a configuração de elevador na parte traseira do ônibus presente na frota da capital são de ônibus comprados já usados.
Na grande Natal, as empresas Cidade das Dunas, Via Sul e Parnamirim Field também têm na frota veículos com o elevador junto a porta traseira.