Retrô: A presença do Caio Vitória na empresa Conceição

O modelo Vitória foi um verdadeiro sucesso. Fabricado pela Caio entre os anos de 1987 e 1995, quase todas as empresas da região metropolitana de Natal tiveram o veículo, adquiridos entre os anos de 1989 e 1995. O modelo esteve presente na grande Natal em várias versões, com chassis das marcas Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen e Scania. Uma das empresas a ter o Vitória em sua frota, foi a Conceição, personagem de hoje da coluna “Retrô”.

A empresa Nossa Senhora da Conceição foi fundada em 1990, originada de uma cisão societária da Transportes Guanabara. Na ocasião, alguns ônibus vindos de sua empresa “original” compuseram a frota, até o ano de 1991, quando uma das primeiras compras próprias da Conceição foram efetuadas. Na renovação daquele ano, chegou o primeiro Vitória na frota da empresa. Com o prefixo 91070, era montado no chassi F113HL, sucesso de vendas da Scania na época.
Já em 1993, a Caio entregou mais dois ônibus para a Conceição. Com os prefixos 93020 e 93090, possuíam chassis da Mercedes-Benz. Eles chegaram a ganhar a segunda identidade visual da empresa, com a logomarca laranja e a saia azul, bem como chegaram a ter o prefixo reduzido, eliminando o ano do prefixo – exigência da Prefeitura do Natal no final da década de 1990 –, passando a ostentarem os prefixos 4020 e 4090. Foram desativados em meados de 2003.
Em 1994, a terceira compra da Caio novamente trouxe a Mercedes-Benz como fornecedora do chassi. Naquele ano, mais 3 ônibus foram adquiridos. Com os prefixos 94110, 94112 e 94114, os veículos usaram o chassi OF-1620, febre de vendas da montadora alemã por boa parte da década de 1990. Um dos veículos circulou na linha 63 (Felipe Camarão / Campus), enquanto que os outros dois foram escalados na 41 (Cidade Nova / Ribeira – Via Av. Prudente de Morais) – linha essa que possuía grande atenção e recebia sempre veículos novos. No final da década de 1990, também receberam a segunda identidade visual da Conceição e também foram reprefixados – 4110, 4112 e 4114. Foram baixados da frota em 2005, sendo substituídos por dois veículos da Comil (Dois Sveltos Midi, adquiridos em 2007, 4112 e 4114) e um fabricado pela Mascarello (Gran Via Midi, adquirido em 2010, 4110).
Já no ano de 1995, ocorreu a maior compra do modelo Vitória. 10 unidades renovaram a frota da Conceição naquela oportunidade. Possuíram os prefixos 95010, 95012, 95054, 95056, 95116, 95118, 95120, 95122, 95124 e 95126. Todos eles utilizavam o chassi B-1618, da Ford, bem como também vieram com a primeira identidade visual da época. Assim como os Vitórias do lote anterior, também mudaram a identidade visual e os prefixos no final dos anos 1990 – 4010, 4012, 4054, 4056, 4116, 4118, 4120, 4122, 4124 e 4126.
Uma curiosidade sobre esse lote é que, em 2005, pouco antes de serem desativados, alguns desses ônibus sofreram reformas e ostentaram a terceira identidade visual da Conceição – também com a logomarca laranja, mas com a adição da silhueta da santa católica que dá nome a empresa. Os veículos 4012, 4056 e 4120 foram os responsáveis por levarem essa então nova identidade visual pelas ruas natalenses.
 
Entre o final de 2005 e o início de 2007, esses ônibus foram desativados e encerraram um ciclo que trouxe muitas histórias, transportaram muitas pessoas e, acima de tudo, acompanhou o desenvolvimento de uma das mais tradicionais empresas de ônibus de Natal.
Fotos: Acervo UNIBUS RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.