A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) levou à feira mexicana Expo Transporte o Volksbus 14.190 SCD, primeiro chassi de ônibus desenvolvido para o mercado daquele país. O lançamento faz parte da estratégia de internacionalização da marca e estende o conceito “sob medida” de atendimento a necessidades específicas para o mercado externo.
O veículo exigiu o desenvolvimento de fornecedores locais, que vão enviar seus componentes para a unidade da VWCO em Querétaro. O novo modelo envolveu também a parceria com encarroçadores mexicanos.
A configuração do ônibus é específica para os padrões do transporte de passageiros no México, em que o motorista é reposicionado e cumpre também a função de cobrador. Veículos com motor dianteiro nesse formato representam mais de 50% das vendas, concentradas nos modelos de 12 a 15 toneladas.
O novo Volksbus pode levar até 45 passageiros sentados. Recebe motor MAN D08, que dispensa o uso de Arla 32. A transmissão utilizada é fabricada pela Eaton. Todo o projeto levou dois anos de desenvolvimento, mais de 100 mil quilômetros de testes no Brasil e no México, além de avaliações no campo de provas da montadora.
NOVOS DELIVERY TAMBÉM VÃO AO MÉXICO
Os novos caminhões Delivery (para 3,5 a 13 toneladas) também estreiam no México. O país é o primeiro após o Brasil a recebê-los. As vendas naquele mercado começam no primeiro trimestre de 2018.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus também levou à feira mexicana o protótipo e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil (veja aqui). O modelo entra em testes a partir do próximo ano e sua produção em série está prevista para 2020.
EMBARQUES DA MAN L.A. CRESCEM 40%
A MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, acumula alta de 40% em suas exportações de janeiro a setembro sobre o mesmo período do ano anterior. O saldo de embarques cresceu na maior parte dos países para onde os modelos são enviados.
No México, a MAN Latin America tem um desempenho descolado da indústria. Enquanto a média das demais empresas registrou queda de vendas, a fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN superou os 30% de crescimento nos primeiros dez meses do ano. No transporte de cargas a alta é de mais de 40%, enquanto em passageiros está próxima de 25%.
“Com os lançamentos na feira nos tornamos uma empresa full liner no México. Completamos nossa oferta e agora atendemos a todas as necessidades dos frotistas, transportadores, operadores e autônomos do país”, afirma o diretor geral da operação mexicana da MAN Latin America, Leonardo Soloaga.
Portal Automotive Business