Gestão Doria quer zerar em um mês fila de queixas de buracos pela cidade

Avener Prado/Folhapress
A feirante Lúcia Alves, 50, dona de barraca de mel, cultiva relação duradoura com os buracos da rua Júlio Conceição, no Bom Retiro (centro). Ela monta sua banca na via há mais de duas décadas, e ali já viu diferentes vítimas das fissuras no asfalto.
Por exemplo, os tornozelos torcidos das “tiazinhas, que saem com os joelhos ralados”; senhoras atropeladas depois que seus carrinhos enroscam nos buracos; e os pneus da sua combalida Parati cinza, que frequentemente precisam ser reparados.

“Nesse bairro tem muitos idosos, e eles enfiam o pé, se esborracham vindo para a feira. Quase todo mês tem atropelamento. Já perdi unha do pé de arrancar todinha no buraco”, diz. “Na transição de governo fica pior, um não quer terminar e o outro não quer começar. A rua é peneira.”
Diante das reclamações e dos atrasos do município para atendê-las, a gestão João Doria (PSDB) decidiu fazer uma ação relâmpago com a intenção de zerar a fila acumulada de pedidos de tapa-buraco no prazo de um mês.
Desde quinta-feira (14), a prefeitura mobiliza cerca de 300 pessoas para mapear e tapar buracos a partir de reclamações pelo telefone 156.
“Encontramos divergências. Temos buracos de 2010, 2011 e 2012 no sistema, que muitas vezes nem existem mais. Então vamos fazer um mutirão para vistoriar os endereços”, diz Alexandre Modonezi, secretário-executivo de Prefeituras Regionais.
“Onde ainda houver buraco, uma equipe vai ao local na sequência para fechá-lo. Onde já não houver, o agente deve mandar uma foto para que se dê baixa no banco de informações”, afirma.
Atualmente, há mais de 53 mil reclamações de buracos no sistema. Modonezi afirma, no entanto, que em alguns casos há mais de uma notificação por endereço, e por isso o número de buracos a serem preenchidos deve ser menor.
O bairro com mais reclamações na cidade é o Ipiranga, na zona sul, com 6.600, pouco à frente de Itaquera, na zonal leste, com 6.430.
“A ideia é a de limpar o banco de dados do 156 para dar mais velocidade e agilidade ao atendimento de novos buracos que vão surgindo”, conclui Modonezi.
Nesta ação de um mês, falhas em calçadas não serão contempladas -os alvos são as crateras no asfalto.
No primeiro semestre de Doria, apesar do prazo de 45 dias para atender esse tipo de problema, a prefeitura demorou em média 70 dias após queixa no 156. Cerca de 60% dos pedidos de tapa-buraco foram finalizados com atraso.
HISTÓRICO
Os buracos em ruas de São Paulo são motivo de pressão sobre Doria desde os primeiros meses do mandato.
Em julho, reportagem do “Agora” mostrou que pedidos de tapa-buraco subiram 39% no primeiro semestre.
A prefeitura reduziu o serviço de tapa-buracos em dez prefeituras regionais, tendo chegado a suspender as atividades na Vila Prudente (zona leste) por “indisponibilidade orçamentária”.
Folha de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo