Especial UNIBUS RN: #Rápidas do transporte local

Vade retro
O levantamento do UNIBUS RN sobre a acessibilidade,
publicado no último domingo, encontrou um número cabalístico relacionado à
frota natalense: 666. É o número de ônibus da frota da cidade atualmente. O
número e o sistema de transporte de Natal combinam: assustam e afastam as
pessoas.
Lavagem dos ônibus deveria ser com água benta
Cada vez menos
O número de 666 ônibus em Natal chamou atenção não só pela
relação com a “besta”, mas por apontar que há cada vez menos ônibus em Natal.
No último levantamento do UNIBUS RN, realizado no ano passado, haviam 679
ônibus. Somente neste ano 13 veículos deixaram as garagens sem que houvesse
reposição. Se comparado a 2011, a redução já chega a 46 ônibus, ou 6,46% a menos
de coletivos em operação. Aumento, só de tarifa.
Ônibus que deixaram a frota não foram substituídos

Na onda do cabalismo
Aproveitando a marca alcançada pela frota natalense, o Portal
UNIBUS RN vai trazer uma matéria especial sobre os prefixos de ônibus que foram
envolvidos em tragédias na capital potiguar, e acreditem: superstição a parte,
existe um prefixo que é sinônimo de acidentes!       
                
Causas impossíveis
No último dia 22 de maio, a tradição católica comemorou o
dia de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis. No Estado, Santa
Rita é a padroeira do município de Santa Cruz, que lhe proporcionou uma estátua
e forte atuação do turismo religioso. Para comemorar a data, fieis de Natal
foram até Santa Cruz. Quem transportou parte dos religiosos foram dois ônibus
da empresa Santa Maria. A empresa tem forte ligação com a igreja católica de
Natal. Após a viagem até a estátua das causas impossíveis, a crença na
renovação com ônibus novos pela Santa Maria aumentou.
Ônibus estiveram em Santa Cruz/RN
Lote de usados para Natal
Segundo comentários de usuários do site Ônibus Brasil, as
empresas Cidade das Dunas e Via Sul deverão receber ônibus usados do Rio de
Janeiro. Trata-se de veículos dos modelos Torino GVU e New Torino, já com
motorização Euro V. Os veículos já estariam para chegar. É aguardar e ver para
crer!
Reunidas também recebe usados
Tão certo quanto dois mais dois são quatro, é o recebimento
de usados pela Reunidas. A empresa já colocou em operação na última segunda,
22, o carro trucado 0803 e vai receber outro com prefixo 0804, ambos oriundos
da Paraíba. E deverão vir mais por ai, inclusive articulados. O Portal UNIBUS
RN está fazendo um levantamento dos próximos veículos que deverão ser
desativados em João Pessoa por atingirem a idade máxima permitida na capital
paraíba, e podem ser destinados a Natal – cidade dos restos.
Trucado usado para a Reunidas
Só um milagre
Já para a empresa Nossa Senhora da Conceição, nem mesmo
usado chega. Uma pena. A frota da empresa está velha e mal conservada. As
últimas renovações foram feitas em 2012, e a empresa segue operando com
veículos fabricados em 2003 e 2004. A Conceição e a Santa Maria não cumpriram a
contrapartida dos dois últimos aumentos de tarifa (de R$ 2,65 e R$ 2,90), que
pedia que as empresas comprassem ônibus novos. No aumento para R$ 3,35, a
Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) sequer pediu renovação de frota. Parece
que já sabia que as empresas não vão renovar mesmo. Um absurdo!
4402, o ônibus mais velho de Natal, continua na ativa
Pau que bate em Chico não bate em Francisco
Prova disso é que em Pernambuco, as proprietárias da empresa
Conceição, Itamaracá e Cidade Alta, estão renovando a frota com Svelto e New
Torino, respectivamente. Com sorte, a Conceição receberá que o há de mais velho
nestas empresas e vai se aposentar lá. Sem sorte, continuará com veículos 2003
e 2004 rodando.
 
V de “vazio”
A Trampolim da Vitória tem surpreendido ao escalar veículos trucados
e articulados para a fraca linha V (Bosque das Colinas – Natal / Shopping Via
Direta). A proposta é a seguinte: Aparentemente, a Trampolim não quer aumentar
a frota da linha, então, “aumenta” o tamanho dos carros e mantém o intervalo da
linha em quarenta (40) minutos. A linha V tem 24 viagens atualmente. Qualquer
viagem extra que a linha receber, resulta em aumento de frota (cada veículo faz
8 viagens, sendo 4 por turno) que, aparentemente, a Trampolim quer diminuir. O
aumento de frota na V significaria diminuição no intervalo da linha – que é uma
coisa benéfica pra população, já que toda a tabela dela é baseada num intervalo
mínimo de 40 minutos. É sem lógica a empresa escalar um trucado e colocar numa
linha que só tem 3 carros só apenas por não querer mexer na tabela de viagens
dela. Enquanto isso, outras linhas com mais demanda, ficam com carros
convencionais. Lastimável!
Articulado em linha de pouca demanda
I de “ilusão”
Não é a primeira ocasião em que a Trampolim escala veículos
de grande porte em linhas fracas. A linha I (Macaíba / Igapó, via São Gonçalo)
é o maior exemplo disso. A frota é composta totalmente por veículos de grande porte e
mais novos, apesar de a linha não ter tanta demanda – principalmente se
comparado à linha G, que também sai de Macaíba, circula mais, tem a tarifa mais
cara, mas recebe carros menores e mais velhos.
Carro curto na I é coisa do passado
Acessibilidade em evidência
Depois da última matéria especial, o Portal UNIBUS RN realizará novo
levantamento sobre acessibilidade nos ônibus, agora na região metropolitana de
Natal.
Equipe UNIBUS RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo