A venda online de passagens de ônibus, incluindo por plataformas de passagens rodoviárias e de sites de empresas de ônibus, chegarão a mais de R$ 702 milhões, com 7,4 milhões de tickets vendidos em 2016. Esses dados são do estudo inédito E-RODOVIÁRIO, desenvolvido pela ClickBus http://www.clickbus.com.br, plataforma de vendas online de passagens de ônibus.
O estudo do 1º semestre de 2016 mostra que apesar das vendas online representarem apenas 5% das vendas totais de passagens de ônibus, a taxa de crescimento do setor é exponencial, aumentando 53% ao ano desde 2010. A maior adesão das empresas de ônibus ao e-commerce, que representou um incremento da oferta de rotas de 2 mil em 2010 para 97 mil em 2016, é uma das principais razões para isso.
O levantamento traça as preferências e o comportamento de compra de passageiros rodoviários que adquirem online suas passagens em épocas de baixa e alta sazonalidade em todas as regiões do país, e mostra que mais de 80% dos passageiros e-rodoviários estão no Sudeste e no Sul do Brasil. Informações sobre os destinos preferidos e o tempo de viagem concluem que 10% dos passageiros escolhem destinos litorâneos quando viajam de ônibus e que 47% das viagens nacionais são para rotas inferiores a 500 km.
Também foi identificado que o comportamento do cliente e-rodoviário é parecido com o perfil de compra de outros setores de e-commerce. O dispositivo preferido para a compra online ainda é o desktop, representando 77% do total, mas o mobile já representa 50% nos acessos aos sites de empresas de ônibus e de plataformas de vendas de passagens rodoviárias.
Fonte: Diário do Turismo