A Revista CNT Transporte Atual traz, em sua edição mais recente, uma reportagem sobre as experiências realizadas com ônibus elétricos no Brasil e os resultados positivos que vêm sendo obtidos com os testes.
Em São Paulo (SP), por exemplo, os primeiros testes com o E-bus foram realizados entre janeiro e agosto de 2014. Foi avaliado o desempenho de um ônibus articulado de 18 metros, com capacidade para 130 passageiros. O veículo percorreu 21 mil quilômetros, em um total de oito viagens diárias, utilizando um conjunto de 14 baterias de íons de lítio.
Foram transportados 94 mil passageiros e os resultados indicam que, com o elétrico, houve 72% mais eficiência, com 35% menos custo operacional que um modelo tradicional, movido a diesel.
A reportagem ainda destaca o histórico da experiência brasileira com os veículos mais sustentáveis e apresenta a perspectiva de investimento da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams) para a montagem de ônibus elétricos no Brasil.
Além disso, o conteúdo apresenta uma entrevista com o pesquisador do IEE (Instituto de Energia e Ambiente) da USP (Universidade de São Paulo) Dougas Wittmann, que defende a adoção de modelos movidos puramente a energia elétrica no transporte público.
Fonte e foto: Agência CNT de Notícias