PR: Biogás move ônibus Scania

Mais uma alternativa energética na matriz do transporte coletivo brasileiro feito pelo ônibus é apresentada. O biometano é a aposta da Scania para reduzir os efeitos negativos da poluição. Em um projeto inédito, a montadora e seus parceiros ITAIPU Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, a Granja Haacke e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás/CIBiogás-ER querem demonstrar a viabilidade desse combustível.
Segundo Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus urbanos da Scania nas Américas, há uma corrente no Brasil para viabilizar em larga escala o biogás, que traz como benefícios a mitigação das emissões poluentes no setor de transportes. O motor movido a biometano segue a norma Euro 6 e tem como vantagem, de acordo com informações da Scania, a redução de 70% das emissões em relação ao propulsor movido a diesel, na mesma norma. Além, como disse Munhoz, de ser um combustível renovável, pois pode ser produzido em propriedades agrícolas pelo Brasil. Em termos de material particulado, as emissões quase são zeradas.
O executivo ainda enfatizou que a Scania tem uma larga experiência com a tecnologia. Por aqui, após muitos testes, a primeira unidade rodará em Foz do Iguaçu (PR) e um segundo veículo iniciará seu laboratório no começo de 2015 no estado de São Paulo. A fabricante está mantendo conversas com diversos sistemas de transporte no País para apresentar sua inovação.
Fonte e foto: Revista Autobus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo