Pela primeira vez, a chinesa BYD apresentou ao público brasileiro durante a Fetransrio, feira de transporte realizada no Rio de Janeiro, seu ônibus elétrico K9, modelo urbano desenhado exclusivamente para atender o mercado local. Com 12 metros de comprimento e piso baixo, o veículo traz autonomia superior a 250 quilômetros e vida útil das baterias de fosfato de ferro maior que o próprio ônibus, garante a empresa, que escolheu o Brasil para investir em sua primeira fábrica na América Latina, na qual investirá R$ 200 milhões.
Durante a exposição, que também contou com o 3º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte, o diretor de relações governamentais e de marketing da BYD no Brasil, Adalberto Maluf, apresentou os resultados dos testes do ônibus elétrico realizados nas cidades de Campinas, Sorocaba (SP) e Salvador (BA).
O executivo relatou que em Sorocaba, o ônibus rodou em quatro linhas e conferiu economia de 78% por quilômetro rodado, com um custo de R$ 0,22 por quilômetro contra R$ 1,03 para ônibus convencional a diesel, economia de R$ 0,80 por quilômetro rodado.
Em Campinas, a empresa realizou testes por meio da linha urbana 502, onde também conferiu a mesma economia de 78%. Nesta operação, os resultados chegaram a uma redução de custo mensal de R$ 19.868,02 com combustível nos cinco ônibus que operam na linha. Por ano, esta economia pode chegar a R$ 238.416,27.
Já em Salvador, o desempenho de 1,07 km/kWh significou economia de 83%, com custo de R$ 0,12 contra R$ 0,70 por quilômetro rodado, na comparação com ônibus a diesel e motor dianteiro. Segundo dados da empresa, este resultado pode representar economia de combustível estimada em R$ 590 mil para cada veículo por um período de 10 anos.
Por sua vez, Guilherme Wilson, gerente de planejamento e controle da Fetranspor, relatou que em testes independentes feitos pela Fetranspor com um ônibus BYD no Rio de Janeiro comprovou uma redução de custo diário com combustível de algo como R$ 4,2 mil em um trajeto com quatro viagens no percurso do centro para a zona norte da capital fluminense. O total rodado foi de 137 quilômetros por dia, representando uma economia acima dos R$ 8 mil caso tivesse percorrido 275 quilômetros por dia.
“Os ônibus elétricos da BYD provaram ser uma alternativa limpa e econômica para a mobilidade urbana, com grande aprovação dos passageiros e motoristas”, enfatizou Wilson.
Fonte e foto: Automotive Business