A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis autorizou a Amyris Brasil a utilizar uma nova mistura para o diesel de ônibus urbanos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 16.
A composição é a seguinte: 84% de óleo diesel S-10, 6% de biodisel e 10% de óleo diesel de cana de açúcar.
A nova mistura será usada em empresas de transporte urbano de São Paulo e Rio de Janeiro. As empresas terão de usar um limite de 1,5 milhões de litros em frota fixa para isso. Não é necessário alterar os motores dos ônibus.
Em primeiro de novembro, esta mistura muda: 83% de diesel S10, 7% de biodiesel e 10% óleo diesel de cana-de-açúcar.
Em nota, a ANP diz que danos aos ônibus, eventuais prejuízos ao sistema e meio ambiente são de responsabilidade da Amyris e das empresas transportadoras: “Caberá aos agentes envolvidos na comercialização e uso da mistura autorizada a responsabilidade pelos eventuais danos causados aos equipamentos empregados, ao meio ambiente e outros”.
Os ônibus movidos com esta mistura devem ter um adesivo específico informando o uso da composição. O adesivo deve ser afixado em local de fácil visibilidade.
A Amyris tem de emitir relatórios a cada seis meses sobre os impactos ambientais gerados pela operação dos ônibus e análises mensais do diesel, seguindo as especificações da ANP.
Segundo a empresa, esta composição pode reduzir as emissões de poluentes no ar.
Fonte: Canal do Ônibus