Com 15 ônibus Mercedes-Benz europeus do modelo CapaCity, para grande volume de passageiros, a cidade de Granada, Espanha, implantou um sistema de transporte coletivo de alto desempenho para sua região recentemente.
O transporte público de Granada é caracterizado por uma rede de rotas de ônibus que liga os subúrbios ao centro da cidade. Até agora, a maioria delas passava na “Gran Via de Colon”, que corta a região central. A concentração local de linhas e as muitas interconexões controladas por semáforos deixavam mais lento o transporte por ônibus e levava a conflitos com o trânsito de pedestres, bicicletas e motos. Visando então melhorar a situação, os planejadores urbanos de Granada buscaram um novo conceito de transporte que pudesse reduzir o número de ônibus no centro da cidade e, simultaneamente, aumentasse a capacidade e a pontualidade.
Moderno, confortável e de proporções generosas: “Línea de Alta Capacidad – LAC”: é assim que os espanhóis denominam a nova rota do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Granada. Juntamente com a alta capacidade do ônibus Mercedes-Benz para até 193 passageiros, o design também foi importante para os planejadores da LAC, que adotaram um visual de metrô para o BRT local. O Mercedes-Benz CapaCity deve trazer todas as vantagens visuais de um VLT (veículo leve sobre trilhos), mas tem um custo de operação consideravelmente menor. Assim, os pontos de ônibus foram remodelados e passaram a facilitar a entrada graças ao projeto sem degraus.
Fonte e foto: Blog do Caminhoneiro