Os caminhões e ônibus comercializados pela empresa carioca Cisiotar são utilizados no mundo árabe. A companhia trabalha com vendas de ônibus e caminhões usados e fez uma exportação de 20 a 30 caminhões para a Arábia Saudita há seis anos, segundo o diretor comercial, Tarcisio Oliveira Filho. Além disso, vários dos veículos que a empresa embarca para a África são revendidos para países árabes, de acordo com o diretor.
Na única venda direta feita pela empresa aos árabes nos últimos anos, a Cisiotar comercializou caminhões bitrem, para transporte de combustível. Oliveira Filho acredita, porém, que muitos dos veículos enviados atualmente para países africanos, como Angola, chegam ao mercado árabe. Segundo o diretor, é mais barato enviar o caminhão ou ônibus para a Angola ou África do Sul e depois dali o veículo seguir rodando até o Oriente Médio.
Oliveira Filho explica que no caso do mundo árabe, há necessidade de ônibus e caminhões para utilização fora de estrada, como, por exemplo, no deserto. Para isso, segundo ele, é bom que os veículos não sejam eletrônicos, como os mais novos. Facilita a manutenção, já que nem sempre há quem conserte veículos eletrônicos.
A Cisiotar foi fundada em 1958 e já exportou ônibus e caminhões para mais de 50 países, segundo Oliveira Filho. Atualmente, os maiores mercados no exterior são América do Sul e Central. Também Angola é compradora frequente. A empresa negocia atualmente uma venda grande para o Congo, segundo o diretor comercial.
As exportações representam 60% do mercado da Cisiotar. Entre exportações e vendas domésticas, a empresa comercializa entre 120 e 150 veículos ao mês. O crescimento da comercialização internacional depende muito da cotação do dólar, segundo Oliveira Filho. O ideal, para exportar bem, é o dólar a R$ 2,50, afirma o diretor comercial.
A maioria dos veículos vendidos pela Cisiotar tem entre dois e três anos de uso, de acordo com o diretor, mas também há unidades com mais tempo de utilização, como cinco, seis anos. Eles são adquiridos em frotas pelo Brasil e antes da venda passam por revisão e reparos necessário. “Fazemos o motor, deixamos zero”, explica Oliveira Filho. A empresa também comercializa ônibus e caminhões novos, mas o seu maior negócio são os usados.
A Cisiotar foi fundada pelo pai de Oliveira Filho, Tarcisio Oliveira, morto em 2008, e atualmente está nas mãos da segunda geração, de Oliveira Filho e seu irmão Marcelo Santos Oliveira. A sede da companhia fica no bairro Ramos, no Rio de Janeiro.
Fonte e foto: Blog do Caminhoneiro