A Fetronor disponibiliza desde o último dia 27 os novos equipamentos para as aferições do Programa Despoluir. Agora, o controle da emissão de poluentes por caminhões e ônibus terá avaliação da opacidade da fumaça resultante da combustão pelo opacímetro e a análise das rotações do motor pelo tacômetro, sendo processados por um novo programa computacional , desenvolvido especialmente pela Tecnomotor.
“Esse modelo vai garantir um resultado mais apurado e atende à Instrução Normativa 6 da resolução 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, explica o superintendente da Fetronor, Eiblyng Menegazzo. Para aprender a usar esse sistema, os técnicos do Despoluir da base da Fetronor (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), Cepimar (Ceará, Piauí e Maranhão) e Fetrabase (Bahia e Sergipe) participaram de treinamento realizado no início de junho no Sest/Senat do Recife.
Na ocasião, o coordenador de Projetos Especiais da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vinícius Ladeira, explicou que o objetivo foi habilitar os técnicos para começar a utilizar os novos equipamentos e o programa. Na parte prática fizeram diversas simulações usando o opacímetro e o tacômetro, além de receber orientações sobre as ligações dos cabos e das conexões com o caminhão. Também tiveram que entender sobre o padrão de aceleração e rotação para a aferição. O curso teve aulas teóricas e demonstração dos equipamentos da Tecnomotor que substituem os da Napro, usados desde 2007, quando o Despoluir Programa Ambiental do Transporte começou a operar.
Os novos equipamentos serão entregues pela Fetronor para os técnicos que atuam nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para dar continuidade ao programa, toda a frota de veículos do Despoluir foi renovada. A equipe da Fetronor recebeu recentemente seis Fiat/Palio zero km.
Fonte: Fetronor