Uma equipe de fiscalização da ANTT flagrou um ônibus que realizava viagem não autorizada na tarde do dia 02/06, entre Taguatinga (DF) e Águas Lindas (GO). Durante a ação da fiscalização, o condutor do ônibus tentou fugir do local, dirigindo o veículo de forma perigosa, colocando em risco a vida dos passageiros que estavam dentro do veículo.
Os fiscais da ANTT agiram rapidamente e interceptaram o ônibus. Ao ser parado, o motorista do ônibus clandestino fugiu do local, abandonando o veículo e os passageiros em plena Av. Helio Prates, no centro de Ceilândia.
Os passageiros foram conduzidos até uma parada de ônibus próxima ao local para embarcarem em transportes regulares e o veículo infrator foi recolhido ao pátio credenciado da ANTT. Desta forma a ANTT garante a segurança dos usuários de transporte terrestres.
Após consulta ao DETRAN/DF, os fiscais da ANTT identificaram o proprietário do veículo que foi autuado por transporte não autorizado de passageiros e por dificultar a ação da fiscalização.
Apreensão no RN: No Rio Grande do Norte, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu três ônibus durante fiscalização em São José do Mipibú, na noite do dia 1º. Os veículos recolhidos estavam sendo usados no serviço clandestino de transporte de pessoas. Os passageiros foram conduzidos ao terminal rodoviário de Natal e seguiram viagem. Ninguém foi preso.
Os ônibus realizavam viagens de turismo, na modalidade fretamento, de João Pessoa/PB para Natal e da capital potiguar para Caruaru/PE, sem a devida autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os responsáveis pelas viagens providenciaram o custeio em empresas regulares para que todos os passageiros pudessem concluir o itinerário.
As ações da fiscalização para coibir o transporte irregular são realizadas cotidianamente pela ANTT. As denúncias, sugestões e reclamações dos usuários podem ser feitas pelo número 166 ou pelo e-mail [email protected].
Fotos e informações: ANTT e Tribuna do Norte