O Grupo Volkswagen enfim conseguiu emplacar a oferta pública de € 6,7 bilhões (US$ 9,2 bilhões), anunciada em fevereiro (leia aqui) para comprar todos os 299 milhões de ações que ainda não tinha da Scania. A novidade foi anunciada por Martin Winterkorn, presidente do conselho administrativo do Grupo VW, durante reunião anual da montadora, realizada na terça-feira, 13, na Alemanha.
Com a aquisição, a Volkswagen controlará a partir de maio 90,5% do capital da Scania, já que os detentores de 27,5% da empresa sueca aceitarem a oferta de US$ 30,48 dólares por cada ação, ficando assim acima do mínimo de 90% de aprovação.
Desde o ano 2000, a companhia alemã vem adquirindo de forma gradativa o controle da fabricante sueca de caminhões, ônibus e motores. No início de 2014, o grupo já era dono de 89,2% de suas ações ordinárias e de 62,6% do capital social. Contudo, segundo a Volkswagen, a estrutura acionária ainda não permitia aproveitar todo o potencial de cooperação entre as empresas do grupo, especialmente da MAN com a Scania, por causa de restrições legais em vigor para proteger acionistas minoritários.
Com o controle integral da Scania, o grupo agora consolidará o desejo de formar uma divisão integrada de veículos comerciais (o que inclui também a Volkswagen Nutzfahrzeuge, de utilitários leves, e a marca de caminhões e ônibus Volkswagen já controlada pela MAN), capaz de competir globalmente com Daimler e Volvo.
O objetivo do Grupo Volkswagen é aprofundar a cooperação entre as três empresas em áreas como transmissões, chassis, cabines e eletrônica para alcançar sinergias e lucro operacional anual de € 650 milhões.
Segundo informações de Automotive News Europe, a nova aliança deverá ser liderada por Andreas Renschler, ex-chefe da Daimler Trucks. O executivo deve assumir em fevereiro de 2015.
“Estamos satisfeitos que os acionistas da Scania aceitaram a nossa oferta altamente atraente. Está é uma boa notícia para o Grupo Volkswagen como um todo. Agora podemos tomar o próximo passo consistente para fortalecer a nossa estratégia de integração operacional entre Scania, MAN e Volkswagen Caminhões, a fim de formar um grupo líder no segmento. O sucesso da oferta também é uma boa notícia para a Scania, que terá novas oportunidades. Os funcionários da Scania também devem enxergar a notícia com positividade, pois vamos salvaguardar os trabalhos locais e na Suécia, conforme acordo com sindicatos”, declarou Winterkorn.
Fonte: Automotive Business