O chassi urbano Scania K310 6×2*4, desenvolvido para encarroçamento com 15 metros de comprimento, tem uma virtude de ser o “coringa” nos sistemas de transporte urbano que necessitam de um veículo intermediário entre o modelo Padron e o articulado, podendo atender uma demanda considerada de passageiros (até 100) e também operar em corredores exclusivos nos horários entre picos, substituindo as versões articuladas.
E a fabricante do modelo sabe muito da eficiência de seu produto, destacando todas as vantagens por ele oferecido, tanto é que recentemente duas operadoras urbanas adquiriram 19 unidades do veículo para operações em São Paulo e Caxias do Sul. Na capital paulista, que já conta com cerca de 400 unidades do chassi em operação, a Viação Gato Preto comprou 15 veículos dotados com entrada baixa. Já para a região Sul, a Visate, tradicional empresa de Caxias do Sul, ampliou sua frota do modelo com 15 metros em 100%, adquirindo mais quatro unidades, totalizando oito em operação. A versão escolhida foi com piso normal. Todos os chassis contam com a transmissão Ecolife da ZF e possuem terceiro eixo de apoio direcional, facilitando as manobras e reduzindo o desgaste dos pneus.
Para Eduardo Monteiro, chefe de vendas de chassis urbanos da Scania do Brasil, a experiência com esse tipo de chassi foi fundamental na escolha do veículo, haja vista que as duas empresas já conheciam o modelo. “Os novos negócios com o nosso chassi de 15 metros confirmam que o veículo atende muito bem a demanda. Além disso, expõem ao mercado todas as virtudes presentes no modelo”, avaliou Monteiro. “Cabe ainda lembrar que a nossa versão se adéqua perfeitamente em corredores do tipo BRT naqueles momentos do dia em que não há um adensamento de passageiros. Um exemplo disso é a sua operação no corredor metropolitano de São Paulo, ABD, onde mais de 70 unidades rodam nos horários que não exigem veículos de maior porte, como os articulados”, completou.
A Viação Gato Preto escolheu a carroçaria Millennium BRT, produto desenvolvido pela marca Caio, enquanto que a transportadora caxiense optou pelo Viale BRT, da Marcopolo.
Fonte: Revista Auto Bus