A animação dos eventos carnavalescos no interior do Rio Grande do Norte leva turistas de Natal e mesmo de outros estados para as cidades do Oeste, do litoral e do Seridó potiguar. A expectativa da administração do terminal rodoviário de Natal é de que 55 mil pessoas passem pelo local, embarcando ou desembarcando, durante os quatro dias de festa. O movimento poderá superar em 10% o do mesmo período no ano passado. E quem pretende viajar de ônibus deve garantir logo uma passagem. “Estamos surpresos com a grande quantidade de pessoas que já estão comprando as suas passagens”, diz o gerente administrativo da rodoviária, Rodrigo Wanderley.
Apenas no sábado (1º), 11 mil embarques deverão acontecer no terminal. Para atender a toda essa demanda, 190 veículos extras serão usados durante os cinco dias. Os destinos mais disputados no interior são Macau e Caicó, além de Touros e Pipa, em Tibau do Sul. As cidades mais procuradas fora dos limites potiguares são as capitais nordestinas: Recife, João Pessoa, Fortaleza e Salvador.
Na última sexta-feira (21), as empresas que fazem viagens para o Seridó e a Costa Branca já não tinham mais vagas para os passageiros que utilizam carteira de estudante e vão para Caicó ou Macau no sábado (1º). “A gente orienta que todo mundo procure comprar cedo, para evitar imprevistos. Principalmente os estudantes”, afirmou o gerente. Rodrigo Wanderley ainda destacou que os usuários do transporte intermunicipal devem evitar chegar no terminal muito perto da hora de embarque e que menores de doze anos só podem viajar acompanhados dos pais ou familiares que comprovem, mediante documento, o grau de parentesco. Dos 12 aos 18, o menor pode viajar sozinho, mas também precisa portar documentação.
Cartilha: Durante o carnaval, uma cartilha desenvolvida numa parceria da gerenciadora do terminal, empresas de ônibus e Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) vai orientar os passageiros quanto a seus direitos e deveres. “Estamos fazendo a campanha ‘De Ônibus é mais legal’, que quer mostrar que a viagem no transporte regularizado é mais segura para todos”, acrescentou Wanderley.
Menores viajando: Menores de 12 anos só podem viajar acompanhados dos pais ou de um responsável que comprove, em documento, o grau de parentesco. A partir dos 12 anos, não precisa de autorização, mas o adolescente precisa portar documento. Já as crianças com até 5 anos têm direito a viajar de graça, desde que não ocupem assentos.
Com informações: Tribuna do Norte