Passageiros da linha de transporte público Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu poderão experimentar o modelo de ônibus articulado, similar aos que serão utilizados nos corredores exclusivos para ônibus que estão sendo implantados em Fortaleza. O ônibus articulado tem o tamanho duplicado e aumento de capacidade de passageiros, que passa de 95 para 150 lugares.
O veículo também tem piso baixo, sem desnível ou degraus, o que facilita a mobilidade dentro do coletivo. O ônibus ficará no nível da calçada na hora do embarque e desembarque.
Dez equipamentos similares foram adquiridos para circular nos corredores de Fortaleza. O primeiro corredor a ser implantado fará a ligação entre os terminais de Parangaba e Papicu, passando por vias como Avenida Silas Munguba (antiga Avenida Dedé Brasil), Avenida Paulino Rocha, Avenida Oliveira Paiva, Avenida Washington Soares e Avenida Engenheiro Santana Junior.
A diferença entre o veículo em teste e os que circularão pela cidade é que ele não conta com ar-condicionado e as janelas estão no padrão da região sul do Brasil, com abertura na parte superior. O embarque continuará acontecendo pela porta traseira e a tarifa será a mesma cobrada em toda a rede de transporte da cidade.
Segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, Rogério Pinheiro, a quantidade de veículos articulados será ampliada a medida em que os corredores forem sendo entregues. “Em breve, a população poderá ver esses ônibus no entorno da Arena Castelão e ao longo da Av. Bezerra de Menezes, no corredor Antônio Bezerra/Centro. O embarque também será feito de forma diferenciada em algumas vias, por meio de estações, que oferecerão mais conforto e segurança aos passageiros”, afirma.
Fonte: Intelog