Ônibus: os vilões estão se transformando

É fácil ver fumaça preta saindo de ônibus, vans, caminhões e caminhonetes. Por muito tempo os coletivos que fazem o transporte público na Capital e são abastecidos com diesel foram considerados os vilões da poluição atmosférica. Hoje, possuem status tecnológico quando o assunto é emissão de gases. É o que garante o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira.
Conforme ele, desde janeiro deste ano, os ônibus fazem parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado através do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “Um desses ônibus novos emite 97% menos gases nocivos. Seriam necessários 35 veículos novos para causar o mesmo dano ambiental que um único ônibus em meados dos anos 1990”, informa Dimas.
A Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) implantou, em 2007, o Programa Despoluir, criado pela Confederação Nacional dos Transportes. Entre os meses de janeiro e agosto de 2013, 5.895 aferições foram realizadas em motores de veículos Ceará, com o objetivo de identificar altos índices de poluição. A aprovação dos veículos vistoriados foi de 96,57%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo