Em nova ação de parceria, a Mercedes-Benz do Brasil e a Eletra – empresa especializada na produção de veículos com tração elétrica – apresentam o ônibus HíbridoBR e o trólebus articulado no 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias. O evento acontece entre os dias 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“O êxito de nossa parceria com a Eletra está muito bem representado pelo HíbridoBR – já desenvolvido, testado e aprovado em operações regulares na Grande São Paulo – e também pelo novo trólebus articulado, produzido a partir de nosso chassi O 500, consagrado no mercado pela robustez e resistência para as severas condições do transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz. “Com essas avançadas soluções para as cidades, contribuimos para a melhoria da qualidade do ar e proteção do meio ambiente. Além disso, esses veículos ampliam o nosso portifolio de chassis de ônibus – o maior do País – que oferece modelos para todas as demandas do mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, escolar, fretamento e turismo”.
Iêda Maria Alves de Oliveira, gerente comercial da Eletra, afirma que a missão da empresa é se manter em sintonia com as novas exigências do mercado global. “A nossa companhia nasceu com a responsabilidade de produzir veículos que acompanham as novas demandas de sustentabilidade das cidades brasileiras e do mundo. Hoje, oferecemos ônibus com as mais modernas tecnologias, desenvolvidas por engenheiros brasileiros, e com reconhecimento mundial”, garante.
HíbridoBR e trólebus articulado apresentam tecnologias inovadoras: No 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, o HíbridoBR tem suas qualidades e vantagens destacadas. O veículo conta com duas fontes de energia: o motor elétrico, responsável pela movimentação do ônibus, e o motor diesel, que além de ser menor que o aplicado a um modelo diesel similar, opera em rotação constante. Isso reduz muito a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua.
Um banco de baterias tracionárias complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada, seja para entrada ou saída de passageiros ou nos semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias por meio do conceito conhecido como “frenagem regenerativa” ou como ficou conhecido na Fórmula 1: KERS – Kinetic Energy Recovery System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética). As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil pela Moura e 100% recicláveis.
Durante o evento, a Eletra também apresentará o trólebus articulado de 18 metros, baseado no chassi O 500 da Mercedes-Benz, com novo sistema autônomo para se deslocar por até sete quilômetros sem rede aérea. A maioria das situações de interrupção de rede envolvendo os trólebus ocorre em trechos de no máximo três quilômetros. A nova tecnologia embarcada no veículo da Eletra poupa interrupções do sistema, garante maior autonomia ao trólebus e dispensa a eletrificação das garagens.
Fonte e foto: Mercedes-Benz