A onda de violência continua a assombrar os trabalhadores e usuários do sistema de transporte público em Natal. Os assaltos nos ônibus estão voltando a ficar frequentes e cada vez mais violentos.
No fim de semana passado, dois casos chamaram a atenção pela frieza e crueldade dos marginais. Confira abaixo os relatos sobre a insegurança que rondam os ônibus na capital potiguar.
Planalto: Um ônibus de placa MMS-9335 da empresa Santa Maria, que faz a linha 38 (Planalto/Praia do Meio – número de ordem: 02082), foi assaltado por volta das 5h40 do domingo, 04, na avenida Miramangue, no bairro do Planalto, próximo ao terminal da linha 24. Um elemento, aparentando ter entre 20 e 25 anos, moreno claro e que vestia bermuda e camiseta, entrou no ônibus portando uma faca e saqueou todo o dinheiro que estava no caixa, que não passava de R$ 20, onde estava com o cobrador.
De acordo com o motorista do ônibus, Afrânio da Silva Lima, durante o assalto tinha oito passageiros no interior do veículo, mas o bandido não passou da roleta e ficou apenas pedindo que os mesmos entregassem os pertences, mas ninguém entregou. “Ele me pediu para manter a velocidade constante do ônibus para não levantar suspeita e ameaçou de me furar caso eu não fizesse. Nenhum passageiro entregou pertences porque ele não passou da roleta, apesar da ameaça da faca”, disse Afrânio da Silva.
Após pegar o dinheiro o assaltante desceu do ônibus e seguiu seu destino sem ser incomodado. Ele ainda não foi preso.
Quintas: Um casal realizou um assalto a ônibus, na noite desta sexta-feira (02), e, de acordo com testemunha, um dos criminosos esfaqueou o motorista do transporte coletivo sem que ele tivesse tido qualquer tipo de reação. O crime aconteceu na avenida Mário Negócio, nas Quintas, bem em frente ao prédio onde funcionava o 7º Distrito Policial, que foi interditado pela Covisa.
O casal, de acordo com a polícia, subiu no ônibus da empresa Oceano, que fazia a linha 175 (Golandim/Ribeira – número de ordem: 715). Os dois criminosos estavam armados com facas e recolheram dinheiro e objetos pessoais das vítimas.
Antes de fugir, porém, o homem que realizava o roubo desferiu golpes de faca contra o motorista, atingindo um braço e o abdômen da vítima. Em seguida, o casal desceu e fugiu. Já o motorista, identificado como Jorge Lopes da Silva, de 54 anos, foi socorrido e levado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
Apesar dos ferimentos, ele passa bem, segundo a unidade. O chefe de engenharia da Oceano, Francisco Nascimento, disse que o motorista Jorge Lopes é novato na empresa. Francisco também criticou a insegurança em que vive esses profissionais que, não bastassem os assaltos constantes, agora correm risco de morte.
Fotos: Magnus Nascimento (Tribuna do Norte) e Sérgio Costa (Portal BO)
Com informações: Portal BO e Tribuna do Norte