Desde o início do mês, por meio de uma determinação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a comercialização do óleo diesel S-500 (500 partículas de enxofre por milhão) – com menor teor de enxofre e menos poluente – está sendo obrigatória em mais 385 municípios brasileiros da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraná e Tocantins. O combustível é utilizado pela frota de caminhões, ônibus e outros veículos de uso rodoviário.
Com a medida, cerca de três mil dos 5,5 mil municípios brasileiros já terão substituído o S-1800 pelo S-500. O objetivo da ação é reduzir a emissão de poluentes, beneficiando o meio ambiente e a saúde da população. Atualmente, segundo a ANP, sete estados (Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Maranhão e Bahia) comercializam exclusivamente o diesel S-500.
Em 1º de janeiro 2014, todo o diesel S-1800 será retirado do mercado e substituído gradativamente pelo S-500. Em 2006, por exemplo, o S-500 passou a ser comercializado em 237 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Campinas, Belém, Aracaju, Vitória, Baixada Santista (SP), São José dos Campos (SP) e Vale do Aço (MG).
A partir do final de 2009, em atendimento às etapas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a ANP elaborou diversas resoluções para tornar possível a transição. Atualmente, os tipos de óleo diesel comercializados no território nacional são diferenciados pelos teores máximos de enxofre: S-10, S-500 e S-1800 (1800 ppm).
Fonte: Fetronor