O prefeito Carlos Eduardo assina nesta semana a ordem de serviço para a obra de recuperação do Viaduto do Baldo. O primeiro passo para a restauração e, consequente, reabertura do Viaduto do Baldo para o tráfego de veículos foi dado na segunda-feira (3), pela Prefeitura de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), que abriu licitação pública para os devidos reparos no complexo viário, localizado na região central da cidade. Abertos os envelopes, venceu a empresa natalense BMB Construções Ltda. O valor da obra é de R$ 1.790.242,29.
Conforme o secretário adjunto de Operações da Semopi, Caio Múcio da Rocha Pascoal, até a próxima sexta-feira (7), o prefeito Carlos Eduardo assina a ordem de serviço para início efetivo dos trabalhos. Mas a partir de hoje a secretaria já iniciará contatos com a empresa para a mesma mobilizar operários, equipamentos e tendas para instalar o canteiro de obras. “Fazemos tudo legalizado”, ressaltou o gestor.
Carlos Eduardo destaca a importância da obra para a população e a urgência na execução do serviço. Ele lembrou que a obra não foi iniciada antes por questões burocráticas, vez que a primeira licitação foi deserta, sendo necessária a realização de nova licitação. O prefeito acrescentou que estão sendo tomadas todas as providencias para que o serviço de recuperação do Viaduto e Canal do Baldo seja iniciado o mais breve possível.
Sobre a obra, o secretário adiantou que os serviços poderão ser executados em duas frentes, dependendo da logística a ser adotada: no viaduto em si e na laje de concreto sobre o Canal do Baldo. Os principais problemas do viaduto são a corrosão e a oxidação do ferro e do concreto armado. “A empresa removerá as ferragens oxidadas e restaurará o concreto armado tanto da laje como do viaduto”, informou Caio Múcio.
Ele disse ainda que o concreto passará por processo de impermeabilização e pintura. Dependendo da logística da empresa, durante a execução dos serviços, o complexo viário poderá ter uma pista aberta. O Viaduto do Baldo está interditado desde o dia 4 de outubro de 2012, por solicitação do Ministério Público Estadual.
Rio Branco e Deodoro serão interditadas para obras: Trechos das Avenidas Marechal Deodoro da Fonseca e Rio Branco devem ser interditados, a partir da próxima semana, para obras de recuperação do túnel de drenagem do canal do Baldo. A estrutura corre risco de desabar, por conta da laje de sustentação em ruínas e das ferragens à mostra. Já o viaduto que corta as vias está fechado desde outubro do ano passado. Até agora, a Prefeitura do Natal ainda não realizou nenhuma medida de recuperação da área por onde trafegava, em média, cerca de 3,5 mil veículos.
Segundo o secretário de Obras de Natal (Semopi), Rogério Mariz, o valor total será de R$ 1,8 milhão. O serviço contempla melhorias para o viaduto e do túnel de drenagem do canal.
“Vamos interditar o que for necessário à reforma. Não se pode esperar mais”, revelou Mariz. Apesar de o secretário municipal reconhecer o risco iminente de desabamento do túnel de drenagem, a reforma é esperada há sete meses. Já a data da interdição e os trechos das avenidas que serão fechados devem ser anunciados até a próxima sexta-feira.
Esta data marca a assinatura da ordem de serviço para as intervenções. A contratação dos serviços, em razão da urgência, será feita de forma direta. Isso porque não houve interessados no processo licitatório encerrado no dia 21 de abril.
De acordo com o secretário adjunto de Mobilidade Urbana (Semob), Walter Pedro, a amplitude da interdição será feita à medida que os trabalhos forem executados. “Estamos aguardando o formato da operação para verificar que tipo de desvios ou quais as modificações necessárias ao trânsito naquela região”, explicou.
A necessidade de reformar o túnel e o viaduto foi apontada em dezembro passado pelo engenheiro civil José Pereira da Silva. Ele foi contratado pela Semopi para avaliar a extensão de danos existentes nos dois equipamentos. Isso foi feito após uma decisão judicial, que determinou o fechamento das duas pistas do Viaduto do Baldo em 4 de outubro de 2012. O relatório produzido por José Pereira apontou para uma reforma urgente ou o escoramento do túnel. Até agora, nada foi feito.
“Existe, sim, a necessidade de interditar as duas avenidas. O viaduto também está comprometido e necessita de recuperação. Não podemos apontar quando a estrutura irá ruir, mas o risco é real”, apontou ele.
O laudo mostra que a estrutura que cortas as avenidas está comprometida. A laje de sustentação está completamente destruída. As ferragens estão à mostra, em franca deterioração por conta da ferrugem. Alguns vergalhões, inclusive, estão soltos.