A prática de atividades e ações sustentáveis dentro de empresas de vários segmentos tem sido importante para suprir as necessidades atuais da sociedade sem comprometer o futuro das próximas gerações. É esse o pensamento que orienta as empresas de transporte coletivo urbano na busca de soluções inovadoras para garantir uma melhor qualidade de vida para todos.
Exemplo disso foi o trabalho realizado pela Transportadora Itamaracá, de Recife (PE), que criou o Projeto Ecodiesel, em 2008. Desde o lançamento até 2012, a empresa conseguiu um aumento do rendimento do óleo diesel da frota em 5,7%, passando de 2,63 para 2,78 quilômetros por litro. “Além da melhora na qualidade dos nossos serviços, o projeto registrou em 2012 uma economia de mais de 550 mil litros de combustível, o equivalente a cerca de R$ 1 milhão. Isso representa menor consumo de recursos naturais, menor poluição ao meio ambiente e aumento na vida útil de componentes dos veículos”, detalha Felipe Arruda, do Núcleo de Excelência Operacional da Transportadora Itamaracá.
O Ecodiesel foi apontado pelo órgão certificador Bureau veritas Certification como um diferencial da empresa, logo que a Itamaracá Transportes conquistou a ISO 14001 – Meio Ambiente, em fevereiro de 2010.
Já a empresa capixaba Granvitur Fretamento e Turismo, preocupada com os resíduos e o lixo gerados pela manutenção da frota, criou um programa de educação ambiental para conscientização dos colaboradores da empresa quanto à conservação do meio ambiente, tendo como princípio a segregação dos resíduos na sua origem, sua correta destinação e o consumo consciente. O Projeto Coletiva – fusão dos nomes “Coleta” e “Seletiva” – já conseguiu resultados tangíveis em curto prazo, principalmente, de otimização do processo.
A estratégia inicial foi privilegiar a durabilidade e a vida útil estendida na aquisição de peças, produtos e componentes, inclusive pelo fato de que alguns destes produtos são contaminantes e requerem cuidados especiais em seu manuseio, segregação e descarte. Nos outros setores, foram identificados resíduos com alto potencial de reciclagem, como papel, plástico, papelão, etc, gerando uma estratégia específica de atuação com foco em reciclagem.
A partir de novembro de 2009, a empresa passou a gerar uma receita mensal de R$920,00 e deixou de enviar 22 toneladas/ano de lixo aos aterros. Além dos números expressivos, a Granvitur também celebra o valor intangível alcançado pelas boas práticas de conservação do meio ambiente a partir da reciclagem desses materiais (que outrora eram considerados lixo), da contribuição para o aumento da vida útil dos aterros, e da educação e conscientização dos colaboradores para que sejam multiplicadores também em seus lares.
“É uma vitória abraçar um projeto de caráter socioambiental que trouxe como resultado a redução do impacto ambiental e conseguir obter não só os resultados que a equipe esperava, como também ser reconhecido”, celebra a colaboradora da Granvitur Bianca Maestri.
Despoluir: Em 2007, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest/Senat lançaram o Despoluir, programa voluntário para promover o engajamento de transportadores de passageiros e de cargas, caminhoneiros autônomos, taxistas e a sociedade em ações de conservação do meio ambiente. Segundo a CNT, em dezembro de 2012 o índice de aprovação dos veículos do setor foi de 90,85%. A entidade acompanha mensalmente os níveis de emissão de poluentes das empresas por meio do programa Despoluir, desde a sua criação.
A CNT destaca que tem observado uma melhora significativa, o que demonstra a importância do programa e a preocupação das empresas em manter seus veículos sempre em bom estado de conservação. Desde 2007 a Confederação aferiu mais de 87 mil veículos.
Para a CNT, as metas do Despoluir para os próximos anos são de implementar novos projetos, ampliar os trabalhos já realizados e aumentar as atividades de educação ambiental oferecidas aos trabalhadores do setor. De acordo com a CNT, além da busca pela redução das emissões durante o transporte, é importante que as empresas implantem atividades de gestão ambiental, como reuso de água, melhor gestão dos insumos e resíduos, etc. A instituição ressalta que as ações do Despoluir ajudam as empresas a obterem seus certificados ambientais, como o ISO 14.000, melhorando a imagem das companhias perante a sociedade.
Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional das empresas e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.
Fonte: Revista NTU Urbano