Dia 7: As principais notícias entre 12 e 17 de maio

Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: No dia 12, nosso destaque foi para a denúncia, feita por entidades estudantis, da existência de irregularidades na emissão das carteiras de estudante em Natal. Tais práticas ilegais, segundo as entidades, são praticadas pela SEMOB e pelo SETURN. Veja a matéria completa AQUI.
Já o nosso destaque nacional se voltou para Pernambuco. Após a licitação para as linhas de ônibus da região metropolitana do Recife não ter nenhum interessado, o Governo pernambucano anunciou que, caso o novo edital não atraia interessados, fará as contratações das empresas que irão operar as novas linhas diretamente, sem a exigência de um novo certame. Clique AQUI para conferir a reportagem.
Segunda-feira: No dia 13, falamos sobre a aguardada licitação do transporte público natalense. De acordo com a prefeitura, o certame deverá ter seu resultado prático, ou bom adiantamento, até o final do ano. Veja a matéria completa AQUI.
Também foi destaque na segunda-feira, em nível nacional, a luta dos prefeitos das grandes cidades para que o Governo Federal diminua os tributos que incidem nas tarifas do transporte público. Tal assunto será discutido na próxima reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, que ocorrerá neste mês de maio. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Terça-feira: No dia 14, repercutimos o anúncio feito, no final de semana anterior, do anúncio da tarifa do transporte urbano em Natal, que subiu hoje para R$ 2,40. Segundo a ANTP (Associação Nacional do Transporte Público), a tarifa natalense se torna a segunda maior do Nordeste, ficando atrás apenas de Salvador. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Em nível nacional, destacamos a entrega de um lote de 16 ônibus escolares no Piauí. Os veículos, entregues em Teresina, serão destinados a 11 cidades do interior piauiense. Clique AQUI para ver mais detalhes.
Quarta-feira: No dia 15, demos destaque para uma decisão judicial em favor da vítima de um atropelamento, no ano 2000, envolvendo um ônibus. O Tribunal de Justiça condenou a empresa Guanabara, proprietária do veículo, a pagar indenização de R$ 25 mil por danos morais e materiais. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário internacional, mostramos o anúncio, por parte da MAN Latin América, controladora da Volkswagen no segmento de ônibus e caminhões, no Brasil, da troca da diretoria da filial mexicana do grupo empresarial. Um grupo de brasileiros passa a gerir a fabricante do país da América Central. Veja AQUI a matéria completa.
Quinta-feira: No dia 16 de maio, noticiamos as mudanças, prometidas pela Prefeitura do Natal, no PRAE. O programa, administrado pelo executivo municipal em parceria com o SETURN, possibilita o transporte de deficientes em ônibus exclusivos para esse fim. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Nacionalmente, a quinta-feira trouxe a aprovação, na Assembleia Legislativa da Paraíba, de uma lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros sem o fone de ouvido no transporte público paraibano. De acordo com o texto aprovado pelos Deputados paraibanos, além de se retirar do veículo, o infrator ainda pagará multas. Veja AQUI mais informações sobre o projeto.
Sexta-feira: No dia 17, mostramos mais uma movimentação dos estudantes, protestando contra o aumento das passagens do transporte público natalense. Desta vez, o ato, novamente organizado nas redes sociais, aconteceu no centro da capital potiguar, passando pela frente da Prefeitura e da Câmara Municipal. Veja AQUI a matéria completa.
Nacionalmente, mostramos a parceria entre as montadoras Iveco e Fiat. A montadora de carros recebeu, nesta semana, dois veículos da montadora de ônibus e caminhões para o transporte interno dos funcionários da Fiat, em Minas Gerais. Veja AQUI mais informações.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.
No domingo, 12, o Editorial UNIBUS RN foi publicado, excepcionalmente, referente a semana anterior. Refletindo o anúncio do aumento da tarifa de ônibus em Natal, o texto abordou a existência das manifestações contrárias e de como fica a situação do trabalhador, desembolsando mais dinheiro para pagar o transporte. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já na segunda (13), o Garagem.com trouxe a segunda parte da sua atualização da semana passada. Com o aumento da tarifa consolidado, a segunda parte do texto, escrito por Rossano Varela, mostrando o panorama do sistema após o reajuste. O texto completo pode ser lido AQUI.
Em atualização extraordinária do site, a quinta-feira (16), trouxe mais uma edição do Especial UNIBUS RN. Desta vez, a coluna trouxe todas as informações do protesto ocorrido na noite anterior, na BR 101, contra o aumento da tarifa do transporte público. O protesto, organizado nas redes sociais, transformou o conjunto Mirassol em uma praça de guerra. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já na sexta-feira, 17, o Editorial UNIBUS RN voltou a ser publicado em seu dia habitual. A coluna abordou os protestos que aconteceram nesta semana em Natal, contra o novo valor da passagem de ônibus, que tiveram repercussão nacional. O texto completo pode ser lido AQUI.
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo