Deseja conhecer um pouco de Natal com visão panorâmica do alto de um ônibus com andar superior que proporciona imagens diferentes do tradicional city tour oferecido na cidade? Para fazer este city tour, o turista ou mesmo o natalense só precisa entrar em contato com a agência Marazul e agendar o passeio, que desde o inicio de janeiro é realizado em ônibus panorâmico de dois andares (Double Deck).
O site natalonline fez o city tour da Marazul no veículo batizado de Bus Natal e os turistas aprovaram o passeio, mas só reclamaram dos assentos muito quente devido a falta de cobertura no ônibus.
O ônibus panorâmico proporciona uma visão privilegiada para o turista fotografar praias, monumentos, praças e outras paisagens urbanas. Um dos cenários mais fotogrados é a vista de Natal pelo rio Potengi quando da travessia da ponte Forte-Redinha.
A saída do passeio urbano acontece diariamente às 14 horas, na praia de Ponta Negra, com o roteiro tendo em média 4 horas duração, finalizando com o pôr do sol na Pedra do Rosário, a margem do rio Potengi. Depois, o ônibus retorna para Ponta Negra.
O ônibus sai de frente ao Mercado de Ponta Negra, na avenida Engenheiro Roberto Freire, ao lado do Bello Mare Hotel. As reservas têm que ser feitas no dia anterior.
Não se trata de linha convencional de ônibus, mas de um roteiro criado pela Marazul, uma agência de turismo que atua no mercado de passeios de buggy e vans desde 1993.
O roteiro do city tour inclui a Via Costeira, as praias urbanas e parada para visitar a Fortaleza dos Reis Magos. Depois, o ônibus atravessa a Ponte Newton Navarro, também conhecida como “Forte-Redinha”, sobre o rio Potengi, e vai até a rotatória, retornando em direção ao bairro de Cristo Rei, passando pelo Canto do Mangue e região portuária da cidade.
Sem parada, o ônibus circula ainda pelos bairros da Ribeira e Cidade Alta, atravessando a região histórica da cidade, onde ficam museus, teatro, os casarões do historiador Câmara Cascudo e o Solar Bela Vista, os prédios da prefeitura de Natal,o Palácio da Cultura, a Assembleia Legislativa e praça7 de Setembro.
Seguindo pela rua Ulisses Caldas, o ônibus cruza a avenida Rio Branco e pega a avenida Deodoro, passando em frente a Catedral Metropolitana.
Depois, o roteiro segue pela rua Jundiaí, avenida Prudente de Morais, passando em frente à Praça Cívica, com destino ao Centro de Turismo de Natal, no bairro de Petrópolis, onde os passageiros podem descer e conhecer esta antiga prisão que foi reformada e transformada em centro de artesanato e cultura.
No Centro de Turismo, além do visual das praias urbanas, a pedida é experimentar e se deliciar com os bolinhos de macaxeira de carne de sol e camarão das “tias” Lúcia e Chica armem, no restaurante Marenosso.
Após a visita ao Centro de Turismo, o ônibus parte com destino a Pedra do Rosário, na margem do rio Potengi, para a contemplação do por do sol, já tendo a bordo um músico saxofonista que toca no percurso.
O ônibus: O Natal Bus panorâmico oferece 44 lugares na parte de cima aberta e 15 no primeiro piso. Como o ônibus ainda não tem cobertura, alguns turistas reclamam que os assentos ficam quentes e no inicio do passeio fica difícil sentar.
Segundo o dono da Marazul, Alicio Júnior, uma cobertura móvel já está sendo providenciada para o ônibus, amenizando assim o problema dos assentos, bem como vai servir para proteger os turistas no período das chuvas.
Em março, durante um city tour, que começou com sol e o tempo fechou no final da tarde, a Marazul foi obrigada a resgatar os turistas em vans.
A Marazul deverá incluir no roteiro a visita ao Aquário Natal, que já fazia parte do city touur, devendo reduzir a permanência na Fortaleza dos Reis Magos.
No city tour que este jornalista fez, ouvindo alguns turistas, eles reclamaram do tempo longo para visitar o forte. Cronometrado, deu uma parada de 1h15 minutos. Para uma turista, esta visita deveria ser mais rápida, permitindo incluir outro atrativo no percurso.
Segundo Júnior, a visita ao Aquário Natal vai entrar no roteiro, mas a entrada será opcional.
Como o ônibus é longo, a Marazul pega os turistas nos hotéis de Ponta Negra numa van e os leva para o Mercado de Ponta Negra, inicio do city tour. “Na volta, deixamos os passageiros nos hotéis”, explica Junior.
Fonte e fotos: Natalonline
Vou passar 15 dias em Natal compreendendo de 04 a 18 de março próximo vindouro. Não vou deixar de fazer este passeio no ônibus panorâmico.
Favor fornecer o valor de sua utilização.