Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, 02 de março, estreamos a coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: No dia 24 de fevereiro, a semana começava movimentada no transporte – e, claro, o UNIBUS RN estava a postos para publicar as principais notícias daquele dia.
Aqui em Natal, um grupo de internautas pede a volta das linhas 48 (Santos Reis/Nova Descoberta – Via Alecrim) e 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança) para seus itinerários originais. Postada no dia 23, em um site conhecido por hospedar abaixo-assinados por todo o mundo que são bastante representativos, a listagem pede a “assinatura” do internauta para que a SEMOB obrigue a empresa Santa Maria, operadora das duas linhas que motivam a mobilização, a operar o antigo trajeto das linhas 48 e 66. Para ler a reportagem, clique AQUI.
Já em nível nacional, destacamos a repercussão que a confusão que se instalou na justiça cearense, ao deixar incertezas sobre o possível aumento da tarifa do transporte urbano em Fortaleza, teve entre os usuários dos ônibus da capital cearense. Publicamos matéria, que pode ser lida AQUI, que traz opiniões dos usuários sobre as motivações da briga judicial, além de opinarem sobre melhorias que o aumento pode trazer.
Segunda-feira: O dia 25 de fevereiro também teve fatos importantes para o transporte, tanto local quanto nacional.
Aqui no RN, o foco foi a Copa 2014. Na semana anterior, a Prefeitura do Natal anunciou a redução do número de desapropriações para as obras de mobilidade urbana previstas para serem inauguradas antes do torneio. Na ocasião, a representante da associação dos atingidos pelas obras da Copa destacou que a atitude da Prefeitura foi positiva, pois, segundo ela, “áreas seriam atingidas desnecessariamente”. Clique AQUI e veja a matéria.
No ramo nacional, destacamos a Agrale, que, de acordo com os dados da ANFAVEA, está em segundo lugar no licenciamento de ônibus no Brasil em 2013. No primeiro mês do ano, a empresa vendeu cerca de 600 unidades. Veja AQUI o restante dos números.
Terça-feira: No dia 26 de fevereiro, vários assuntos foram pauta no UNIBUS RN.
Em Natal, foi divulgada a agenda do prefeito Carlos Eduardo, que prevê uma visita a Brasília na próxima semana, onde buscará, junto ao Ministério das Cidades, recursos para obras de mobilidade urbana. Na mesma matéria, que você pode conferir AQUI, mostra que a governadora Rosalba Ciarlini fez o mesmo e conseguiu, na capital federal, recursos para o Pró-Transporte.
Fora do RN, o estado de Sergipe foi o destaque na terça-feira. Na ocasião, divulgamos a repercussão da apreensão de mais de 40 ônibus em Aracaju, o que fez com que os funcionários da empresa atingida ficassem apreensivos quanto aos seus empregos. Clique AQUI e veja a matéria.
Quarta-feira: Já no dia 27 de fevereiro, as novidades e principais fatos do transporte dominaram o penúltimo dia de fevereiro.
No RN, a capital do Oeste foi o destaque. Na quarta-feira, Mossoró amanheceu sob a ameaça de aumento da passagem no transporte urbano. As empresas se reuniram com a Prefeitura e conseguiram com que o executivo garantisse o aumento na tarifa, que hoje está em R$ 1,85. Veja AQUI o valor pleiteado na reunião.
Fora do RN, o destaque foi para São Paulo. A Comil, que instalará uma unidade fabril no interior daquele Estado, anunciou que a inauguração da fábrica, sediada em Lorena, ocorrerá até o fim do ano. Clique AQUI e veja mais informações.
Quinta-feira: Como não poderia deixar de ser, o último dia de um mês é bastante movimentado. Não foi diferente no dia 28 de fevereiro.
Na quinta-feira, as atenções continuavam voltadas para Mossoró. Divulgado no dia anterior, o possível aumento da tarifa do transporte urbano da segunda maior cidade do RN estava dando o que falar. Clique AQUI e veja a repercussão na cidade.
Já no transporte nacional, o destaque foi para a Scania, que divulgou a venda do primeiro lote de veículos do chassi F-250. Os ônibus foram adquiridos pela empresa Jundiá e estão em fase de montagem, na Neobus. Clique AQUI e veja mais informações.
Sexta-feira: Começando o mês de março, o dia 1º foi de bastante movimento no transporte, com vários fatos importantes.
Em Natal, o destaque foi o anúncio, por parte da Prefeitura do Natal, de que o início das obras de mobilidade urbana previstas para inauguração na Copa do Mundo, em 2014. De acordo com o executivo municipal, os trabalhos começarão em junho. Clique AQUI e veja mais detalhes.
Fora do RN, o destaque é para um caso absurdo de violência gratuita, ocorrido em um ônibus na Paraíba. De acordo com a polícia, um homem foi agredido em um veículo na cidade de João Pessoa por pedir a um passageiro que baixasse o som que estava tocando em seu celular. A agressão contou com a participação de seis pessoas. Lendo a matéria AQUI, você lerá a situação dos agressores.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que termina neste sábado.
O primeiro a ter atualização foi o “Garagem.com”. Na postagem publicada no dia 25, foi debatida a situação das linhas do transporte urbano de Natal que dão acesso ao Campus da UFRN. Clique AQUI e leia o texto desta semana.
Já no dia 28, como é tradição em todo o fim de mês, o “Especial UNIBUS” trouxe um resumo das principais novidades de frota das empresas de ônibus que circulam no Nordeste. Veja AQUI todas essas novidades.
No dia 1º, o “Editorial UNIBUS” tratou das obras de mobilidade urbana para a Copa 2014, debatendo a lentidão dos gestores para dar uma definição de como está à situação. Clique AQUI e confira o texto.
Por Andreivny Ferreira