Nada como um repeteco para lembrar dos bons veículos que já passaram ou ainda estão em atividade no nosso sistema de transportes, não é verdade? Pois bem, caro leitor. Nesta primeira edição de 2013 da coluna “Retrô”, trazemos o protagonista de outra edição desta mesma coluna, mas totalmente repaginado – e ainda em atividade.
Este veículo é o ônibus de prefixo 50, da empresa Barros. Ele foi um dos personagens dessa mesma coluna no dia 13 de novembro de 2012, quando retratamos a antiga pintura que a Barros usava até o início da década de 1990. A postagem “Quando a Barros rodava de vermelho” foi uma das mais acessadas da coluna em 2012 e, por isso, resolvemos investigar o paradeiro desse veículo que, naquela matéria, foi um dos que conseguimos resgatar usando a antiga pintura da empresa da cidade de Nísia Floresta.
Em 2012, a operação nas linhas metropolitanas da Barros passou a ser gerida pela empresa Trampolim da Vitória, pertencente ao grupo Itamaracá. Já a área de fretamento continuou em responsabilidade dos fundadores da empresa. Nessa “parte” da Barros, rodam somente os ônibus destinados ao serviço de turismo e fretamento – onde hoje opera o veículo achado hoje.