Economia de 3% a 5%: Tais inovações técnicas, contudo, não aumentaram o peso do Citaro nem reduziram seu espaço. Também ajudando a economizar há um módulo de recuperação inovador de 24 volts. A altura de embarque mais baixa nas portas traseiras também ajuda a reduzir o consumo de energia. No geral, o Citaro alcança economia de combustível entre 3% e 5%. Dado o uso normal, isso corresponde a 1.000 litros de diesel ou 2,6 toneladas de CO2 por ano. A manutenção dos filtros de particulado de diesel, agora, só precisa ser feita a cada dois anos, ou após 120.000 quilômetros.
Outro fator para o sucesso do novo Citaro é seu design atraente e único. Para acomodar os novos motores, os engenheiros desenvolveram uma nova estrutura traseira, que torna o veículo 30 milímetros mais longo. A tampa do motor e os clusters de luz traseiros também foram redesenhados. Unidades de LED que economizam energia e têm vida longa foram utilizadas para as lâmpadas traseiras, luzes de freio e setas.
Segurança e conforto: Como não poderia deixar de ser, o Citaro obteve notas extremamente boas em termos de segurança. Isso porque ele apresenta um novo elemento para proteger o motorista em caso de colisão – um espaço de sobrevivência maior para o interior, caso o ônibus capote. Também foi possível tornar diversos elementos da carroceria mais leves, e até mesmo mais fortes.O conforto dos passageiros foi outra área considerada pelos jurados para eleição do Citaro como “Ônibus do Ano 2013”. As áreas de entrada e saída em cada porta são bem iluminadas com uma faixa larga de luz LED. Com as abas de ventilação do teto atuando como refletores, as luzes dão o efeito de iluminação indireta. Elementos adicionais de luz foram usados para criar áreas quietas e discretas e cantos de leitura enquanto, ao mesmo tempo, o bom nível de iluminação da seção traseira do veículo ajuda a reduzir o risco de vandalismo.
Fonte e fotos: Guanabara Diesel (RJ)





