Foram analisados ainda os Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Os dados foram coletados entre 2007 e 2011. Natal foi a cidade com pior avaliação. Segundo a pesquisa, a grande emissão verificada em solo potiguar ocorre porque a maior parte do óleo diesel rodoviário comercializado no Estado é o que possui o maior teor de enxofre: 1.800mg/kg, chamado de S1800 e considerado o pior tipo de diesel do Brasil.
Seus níveis de poluição estão muito acima do S50, que a Petrobras lançou recentemente, e do S500, que será obrigatório a partir de janeiro de 2014.
De acordo com o Despoluir, houve uma diminuição de 11% da emissão de poluentes identificada nos últimos cinco anos pelo programa no RN, que ainda não alcançou, contudo, índices satisfatórios no quesito.
“O que temos aqui (no RN) é o pior óleo diesel do país, muito pesado e sujo. Por isso, Natal é a pior na avaliação. Mas já melhorou bastante. Você não vê mais aqueles ônibus jogando fumaça preta toda hora”, disse o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, em entrevista ao jornal Estado de Minas, que publicou matéria sobre o assunto.
Mossoró: Não foram divulgados números específicos sobre Mossoró, mas a Gerência Municipal de Gestão Ambiental confirmou o uso na cidade do S1800, como no restante do Estado. “A nossa gasolina é de boa qualidade, mas o óleo diesel é muito ruim”, declarou o titular da pasta, Mairton França.
E, para a Fetronor, embora não se tenha certeza sobre como está a situação da qualidade do ar na capital do Oeste, é possível afirmar que a comercialização do S1800 interfere negativamente no meio ambiente e na qualidade de vida dos mossoroenses.
Mas, por que o RN recebe um diesel de tão má qualidade? O coordenador do programa Despoluir, Paulo Dantas Neto, opina que o Estado não deve ter sido priorizado no repasse de melhor combustível por deter uma das menores frotas do país. “O RN só vai ser contemplado com o S500 a partir de 2014”, disse.
Fonte: Jornal de Fato