
Primeiros TRIBUS: Inicialmente eram adaptações de chassis O355 e O362 e encarroçados em Ciferal Dinossauro, depois vieram os Nielson Diplomata que já saiam com o chassi construido dentro da matriz da empresa, possuíam motor OM355LA, Eram Registrados como ITAPEMIRIM/12045 e ITAPEMIRIM/SBVM.
Como é conhecido: TRIBUS
Modelo: CIFERAL DINOSSAURO
Modelo Chassi: Mercedes-Benz O355 e O362
Prefixos: 100XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA
Caracteristica mais marcante: Tem chassi Mercedes mas não possui costeleta (a divisão entre os pneus traseiros na carroceria, com as duas rodas traseiras num vazado único aparente).
Como é conhecido: TRIBUS
Modelo: NIELSON DIPLOMATA 2.60
Modelo Chassi: ITAPEMIRIM 12045 e ITAPEMIRIM SBVM
Prefixos: 101XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA
Caracteristica mais marcante: Tem chassi Mercedes mas não possui costeleta.

Como é conhecido: TRIBUS / SUPERBUS 2
Modelo: ITAPEMIRIM II / SUPERBUS II
Modelo Chassi: ITAPEMIRIM/1-12868-AR 2 e 12045-2 (SBVM)
Prefixos: 12XXX(Exceto os Scanias K112CL Série 126XX, 124XX que são MB O370RSD),14XXX, 15XXX e 16XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta.
Mistério: Existiu um Tribus 2 com motor Volvo Penta (Marítimo) mas que não vingou por muito tempo e assim foi desmontado.
Como é conhecido: TRIBUS 2
Modelo: ITAPEMIRIM II
Chassi: Mercedes-Benz O370RSD
Prefixos: 124XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta do Modelo O370RSD por ser uma plataforma original da MB
Como é conhecido: TRIBUS 2
Modelo: ITAPEMIRIM II
Chassi: Scania K112CL e K112 33S
Prefixos: 126XX
Motor: Scania DS 11 21 de 310cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.
Como é conhecido: TRIBUS 2M
Modelo: ITAPEMIRIM II M
Chassi: ITAPEMIRIM 1-12868-AR 2
Prefixos: 28XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristicas: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta, possui Traseira e frente diferentes dos Tribus 2
Como é conhecido: TRIBUS 2M
Modelo: ITAPEMIRIM II
Chassi: Scania K112CL
Prefixos: 29XXX
Motor: Scania DS 11 21 de 310cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.

Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: ITAPEMIRIM 2-12910-212
Prefixos: 20XXX (exceto 206XX e 207XX que são O371RSD verdadeiros), 24XXX, 25XXX e 30XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento) e OM447LA de 354cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta.
Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: Mercedes-Benz O371RSD
Prefixos: 206XX e 207XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta
Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: Mercedes-Benz OH1635L adaptado para 6X2
Prefixos: 31001
Motor: Mercedes Benz OM447LA de 354cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Chassi de teste.
Como é conhecido: SUPERBUS 3
Modelo: SUPERBUS III
Chassi: Scania K112CL e ITAPEMIRIM 2-1250 AR 2
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Série 25XXX)
Prefixos: 25XXX, 23XXX(PENHA)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.
Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: Scania K112CL de 310cv (Oficialmente, no documento)
Prefixos: 21XXX, 22XXX(PENHA)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.
Como é conhecido: TRIBUS 4 T23
Modelo: TRIBUS 4
Chassi: TRIBUS 4 T23
Prefixos: 41XXX e uns “perdidos” na série 42XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA, Mercedes Benz OM447LA e Scania DS 11 21(43001)
Observação: Há Vissta Buss com esse Chassi no Serviço Golden série 451XX na qual estes possuem motor OM355LA.
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta de Mercedes por ser uma carroceria padrão O400RSD.
Mistério: Existe um Vissta Buss 1999 encarroçado em chassis Tecnobus que possui Motor Cummins e não possui costeleta como os modelos com chassi Tribus 4 T23 e O400RSD.
Como é conhecido: TRIBUS 4 M33
Modelo: TRIBUS 4 M33
Chassi: Mercedes-Benz O400RSD
Prefixos: 42XXX e 45XXX
Motor: Mercedes Benz OM447LA
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta do Modelo O400RSD por ser uma plataforma original da MB
Como é conhecido: TRIBUS 4
Modelo: TRIBUS 4 S24
Chassi: Scania K113 CLB 33AA
Prefixos: 42041 e 42043
Motor: DC 11 23
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta de Mercedes por ser uma carroceria padrão O400RSD.
Como é conhecido: SUPERBUS 4
Modelo: SUPERBUS 4 T13
Chassi: SUPERBUS 4 T13
Prefixos: 408XX e veículos na Viação Planeta
Motor: Mercedes Benz OM355LA, OM449LA (Desconhece-se a existência) e Scania DS11 21(Planeta).
Caracteristica mais marcante: é Mais Baixo que o Tribus 4, este parece-se com o Modelo O400R.

Como é conhecido: Tecnobus 2005
Modelo: Carrocerias Busscar e Marcopolo
Chassi: Tecnobus (Desconhece-se o modelo)
Prefixos: 5817, 82XX,90XX, 97XX, 45501, 458XX
Motor: Mercedes Benz OM447LA, de 360cv
Observação: É erroneamente chamado de Reencarroçado. Consta em documento seu ano de fabricação que é 2005.
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta de Mercedes por ser um chassi padrão O400RSD.
ITAPEMIRIM/12045-2 – Nome do modelo de chassi de um Superbus 2;
ITAPEMIRIM/SBVM – Nome mais utilizado em Superbus e alguns Tribus da empresa, não se sabe ao certo o que significa o SBVM mas deve ser a algo a ver com Superbus;
ITAPEMIRIM/1-12868-AR 2: Nome do modelo de chassi do Tribus e Superbus 2;
ITAPEMIRIM/2-12910-212: Nome do modelo de chassi do Tribus 3;
ITAPEMIRIM/2-1250 AR 2: Nome do modelo de chassi do Superbus 3;
SCANIA/TECNOBUS S.24: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Tribus 4 da série 4204X;
M.BENZ/TECNOBUS M-33: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Tribus 4 com Plataforma O400RSD;
TECNOBUS/TRIBUS 4 T.23: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Tribus 4 com chassi Tecnobus;
TECNOBUS/SUPERBUS 4 T.13: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Superbus 4 com chassi Tecnobus.
Agora você conhece um pouco mais sobre os modelos da Tecnobus, Passe adiante este conhecimento!
Ótima matéria!
Grandes informações que poucos busólogos sabiam;eu por exemplo aprendi o que é ''costeleta''.
Abraços…