Programa Despoluir completa cinco anos de atuação com 50.000 veículos avaliados

O programa ambiental do transporte (Despoluir) atinge, nesta semana, a marca das 50 mil avaliações em ônibus, caminhões e veículos de frota das empresas de transporte do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A data foi comemorada em Natal durante a última semana, com destaque para a realização, na última terça-feira (5), de uma blitz no cruzamento das avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira e com uma avaliação pública de vários ônibus, na antiga Estação Rodoviária da Ribeira (Lardo do Teatro Alberto Maranhão – por trás do Museu Djalma Maranhão).

O programa Despoluir é desenvolvido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor)e pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Cada avaliação dura em média dez minutos e nela os técnicos do Despoluir utilizam um opacímetro para analisar os índices de emissão de poluentes (CO2 e outros metais).

“Nosso objetivo é contribuir para reduzir a emissão de gás carbônico e de outros metais que estão presentes na composição do diesel”, explica Eudo Laranjeiras, presidente da Fetronor.

Criado, inicialmente, para atender exclusivamente às empresas do transporte de passageiros, o programa Despoluir evoluiu e hoje avalia veículos das frotas de empresas que atuam nos ramos de carga, logística, supermercados, petróleo e infraestrutura e outros segmentos de transporte movido a diesel.

“Logo de saída, quando as empresas submetem suas frotas às avaliações do programa Despoluir, conseguem reduzir cerca de 10% do seu consumo de combustível”, revela Eudo Laranjeiras.

Atualmente, o Despoluir mantém seis técnicos realizando avaliações em Natal e Mossoró, João Pessoa e Campina Grande, Recife e Maceió.

“Essa avaliação do Despoluir tem se tornado um parâmetro adotado para os programas de manutenção das frotas do transporte de passageiros em todo o país e seus resultados são muito positivos”, comemora o presidente da Fetronor.

Fonte: O Mossoroense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.