Segundo a assistente social do Ministério Público do RN, Maria Luiza Teixeira, cerca de 80% dos motoristas e cobradores das empresas de ônibus da capital participaram do evento, percentual considerado satisfatório, ainda mais se levado em consideração que a participação não era obrigatória, já que o curso foi realizado em horário diferente ao do trabalho.
A representante do MP contou que antes de abordar os profissionais que atuam no serviço de transporte público, uma pesquisa foi feita nas ruas e os idosos reclamavam que os motoristas não paravam quando só viam idosos nas paradas, também da freada brusca e da falta de paciência dos motoristas no desembarque dos idosos. Outro ponto apontado como crítico, de acordo com os usuários, é o momento do embarque dos idosos em paradas de ônibus. Além disso, na hora do embarque, a pressa dos motoristas também causa insatisfação por parte dos idosos, já que assim que eles sobem, o ônibus parte, sem que haja tempo suficiente para a acomodação no veículo com segurança.
A assistente social destacou que os motoristas também reclamam dos idosos. “Alguns querem esfregar o documento na cara do motorista, outros nem querem mostrar, reclamando se o motorista não está vendo que ele é idoso e dizem palavrões. Ocorre que o motorista pode pegar no documento para verificar a idade e ver se a pessoa tem o direito ou não a passagem gratuita” contou a assistente social, acrescentando que mesmo a pessoa sendo bem mais idosa, tem que mostrar o documento ao motorista.
Para evitar problemas neste setor, será realizado em breve um novo trabalho junto aos idosos, dentro dos ônibus, como forma de minimizar situações desta natureza. “Idoso tem direito a viajar sentado e muitas vezes os jovens não querem dar este direito a eles”, narra à assistente social. Ainda sobre este trabalho ela afirma: “Foi prazeroso de fazer, não encontramos nenhuma porta fechada”, finalizou.
A promotora de defesa do idoso, Iadja Gama, revelou que a Facex vai ajudar na parte seguinte do trabalho com dois estagiários de Direito e dois de Serviço Social. A próxima etapa é capacitar os motoristas de Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros e Parnamirim. Os profissionais que aturam nos transportes alternativos de Natal também passarão pela capacitação.
A promotora disse também que se o motorista não parar nas paradas para os idosos, os usuários podem anotar o número do ônibus, a rua e a hora do ocorrido e entrar em contato com a Promotoria de Defesa do Idoso ou na delegacia do idoso, situada na Avenida Rio Branco, no primeiro andar da Central do Cidadão.
“Não existe preconceito mais besta do que o contra o idoso”, a afirmação é diretor do curso de direito da Facex, Adilson Gurgel. “Todos nós chegaremos lá, se tivermos a chance de viver muito e vamos querer ser respeitados. Esta humanização dos transportes urbanos é uma coisa que todos nós somos parte interessada”, observa.
O diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, disse que até bem pouco tempo existia um conflito de interesses, que buscavam administrar. “Agora nos antecipamos para acabarmos com ele. Nossa meta é garantir uma convivência harmoniosa, isto feito diuturnamente. Temos que ser harmônico com todos, com os idosos, com os portadores de necessidades especiais e com os nossos demais clientes. Os motoristas e os cobradores são nossos cartões de visita e estão apoiando esta ideia”.
Fonte: Jornal de Hoje