Para a capital potiguar, Rosalba solicitou aumento dos recursos do Orçamento Geral da União (OGU), para viabilizar o Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) que atenderá cerca de 60 mil passageiros/dia. Ao invés de R$ 19 milhões como estava previsto, o governo federal vai repassar R$ 74 milhões, recursos, aliás, que foram publicados nesta quarta-feira, 25, no Diário Oficial da União (matriz do PAC).
Já para Mossoró, a governadora apresentou projeto para implantação do Complexo Viário da Resistência. A obra será construída sobre o Rio Mossoró, ligando o conjunto Vingt Rosado (Rincão) ao bairro Santo Antonio. “Esse complexo é uma necessidade econômica e urbanística que permitirá o desvio do trânsito de veículos pesados do centro da cidade, beneficiando diretamente mais de 50 mil pessoas”, explicou a secretária de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto, que acompanha Rosalba em Brasília.
A governadora também argumentou ao ministro Aguinaldo Ribeiro que as novas ponte e avenida facilitarão o desenvolvimento de projetos sociais e urbanísticos em uma área que periodicamente enfrenta alagamentos provocados pelo Rio Mossoró.
O novo complexo viário também desafogará o trânsito da Avenida Dix-neuf Rosado (Leste/Oeste) que dá acesso à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA); deslocamento de milhares de pessoas que moram no bairro Costa e Silva e no Vingt Rosado, maior conjunto habitacional da cidade, com quase 2.500 casas, além do acesso para a BR 110 (Areia Branca).
O metrô de superfície envolve recursos de R$ 136 milhões e o Complexo Viário da Resistência, R$ 37 milhões.
Programa nacional de Mobilidade Urbana: O Rio Grande do Norte foi incluído no programa de Mobilidade Grandes Cidades lançado na última terça-feira, 24, pela presidenta Dilma Rousseff. São obras que irão melhorar a qualidade do transporte urbano, combatendo o engarrafamento comum aos maiores centros.
Para o Ministério das Cidades, são considerados grandes centros cidades com população acima de 700 mil habitantes. No caso do RN, apenas Natal entra nesse perfil. E, na capital potiguar, o Governo do Estado priorizou a readequação da Avenida Engenheiro Roberto Freire; o complexo viário ligando a Avenida Prudente de Morais à BR-101 (entrada de Natal), um dos trechos onde o trânsito é mais congestionado, principalmente na hora de pico; acessos para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Metrô de superfície que terá 14,5 Km, saindo da Estação da Ribeira até a Estação Nova Natal, na zona Norte, perto da BR-101. Serão transportados 60 mil passageiros, por dia. Todas essas obras envolvem recursos da ordem de R$ 459 milhões.
Desse valor, investido em obras de mobilidade urbana, o Governo do Estado vai bancar R$ 440 milhões, com financiamentos e recursos próprios. Já o Governo Federal vai liberar do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido, apenas o recurso de R$ 19 milhões para o metrô de superfície.
Com informações: Governo do RN