Outros países também se interessaram pela tecnologia, como é o caso de Viena, na Áustria, e Montreal e Longueuil, no Canadá, onde os veículos estão em fase de teste.
“Os ônibus híbridos diesel-elétricos da Irisbus Iveco são de 25% a 35% mais eficientes e menos poluentes que um ônibus diesel tradicional”, destaca o vice-presidente da Irisbus, divisão de ônibus da Iveco, acrescentando que os resultados ambientais são significativos.
Segundo a montadora, a redução de emissões de CO2 do veículo pode chegar a meio quilo por quilômetro, o que significa uma redução de 25 toneladas ao ano para um ônibus urbano que rode em média 50 mil quilômetros no período. O modelo possui sistema em que a energia elétrica é utilizada para a partida, enquanto o motor diesel entra em operação com o veículo já em andamento. As baterias acumulam energia durante as frenagens, que é reutilizada no momento da aceleração. Esta configuração permitiu um motor diesel com cilindrada 25% menor que o normalmente exigido pelo tamanho do veículo. O gerador elétrico também elimina o uso do motor de arranque, alternador e correias.
Outras cidades da França também anunciaram a aquisição desses veículos, como Rouen, Annecy e Bordeaux, mas a empresa não informou o volume dessas vendas.
Fonte e foto: Automotive Business