Comil tem receita bruta de R$ 550,4 milhões em 2011

Com o maior índice de crescimento em 2011, a Comil Ônibus, fabricante com sede em Erechim (RS), encerrou o ano com receita bruta de R$ 550,4 milhões, valor 37,6% superior ao de 2010. O EBITDA foi de R$ 33,2 milhões, representando 7,2% sobre a Receita Líquida, enquanto que, em 2010, este foi de R$ 22,6 milhões (6,7%). “A Comil vem apresentando ao longo do tempo um crescimento sólido, consistente e com uma visão permanente no médio e longo prazo”, afirma o diretor geral, Silvio Calegaro.
A empresa encerrou o ano com crescimento de 27% no volume produzido, em comparação ao ano de 2010. O segmento de rodoviários foi o que mais cresceu (40%), confirmando a boa aceitação da linha Campione, totalizando 1.798 carros. Em seguida destaca-se o crescimento de urbanos (19,3%), fechando 1.659, e os micros (15,2%), com 661 produzidos. O desempenho positivo propiciou à empresa avanço na participação na produção nacional, passando de 9,9% (2010) para 11,6%.
Investimentos: Os investimentos feitos no exercício de 2011 somaram R$ 17 milhões, destinados à manutenção do parque fabril, ao desenvolvimento de novos produtos e à atualização de produtos já existentes. Durante o ano, a Comil realizou lançamentos importantes que abriram novas opções de mercados, como a linha de ônibus urbanos de piso baixo. O Svelto Piso Baixo está voltado a sistemas de transporte de passageiros de grandes cidades e atende as demandas de projetos BRT (Bus Rapid Transit).
Outro destaque é o Campione DD, ônibus rodoviário de dois pisos (double-deck), que possui alto valor agregado e participação significativa em importantes mercados da América Latina como Argentina, Chile Peru e Venezuela. “Esses veículos ainda são pouco utilizados no mercado brasileiro, porém acreditamos em um crescimento exponencial na demanda para os próximos cinco anos”, explica Calegaro.
Outra área na qual ocorreu forte investimento durante o ano foi a de Pós-Vendas, que está com novo direcionamento e visibilidade. Considerada como essencial para a estratégia de ampliação e consolidação da marca, a área está trabalhando e praticando ações que vão além das vendas. O diferencial no atendimento, prestação de serviços e o relacionamento com os clientes melhoram os índices de satisfação, o que fortalece a postura competitiva da empresa.
Perspectivas: Segundo Silvio Calegaro, em uma visão de longo prazo, as perspectivas para o segmento e para a Comil são altamente favoráveis. “Estamos otimistas em relação à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos, mas acreditamos, acima de tudo, em um forte crescimento de nosso país ao longo das próximas décadas”.
O ano de 2012 também será marcado pelo investimento em uma nova planta no Sudeste. O projeto, com investimento previsto de R$ 110 milhões, terá como foco a produção de modelos urbanos. O anúncio da nova fábrica deverá ser feito ainda no primeiro semestre.

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