O secretário Márcio Sá explicou que o plano segue, praticamente, o mesmo que foi executado no ano passado. “A Semob vai disciplinar o trânsito e executar as intervenções viárias necessárias para que o folião brinque o carnaval em paz e curta a programação especial preparada pelo executivo municipal”, disse.
Segundo o secretário, a Semob levará para as avenidas e concentrações carnavalescas um efetivo de 80 homens por dia, sendo 40 agentes de trânsito e 40 fiscais de transporte, além de 15 viaturas e 13 batedores, que atuarão na Redinha (imediações da Praça do Cruzeiro e Largo do Buiú); Ribeira (avenida Duque de Caxias – Desfile das Escolas de Samba e Tribos de Índios); Rocas (Largo da rua Pereira Simões); Alecrim (com intervenção das avenidas 4 e 7); Ponta Negra (Ponto Sete); Centro Histórico (Desfile das Kengas nas ruas Ulysses Caldas e Vigário Bartolomeu, além da saída de blocos pelas ruas da Cidade Alta e o Baile Fantasia, no Palácio da Cultura).
O secretário também lembrou que o sistema de transporte coletivo será reforçado com ônibus, opcionais e táxis operando para garantir o acesso dos foliões aos eventos e o retorno para casa.
A operação está prevista para terminar na Quarta-feira de Cinzas, dia 22, e vai promover ainda uma ação mais ostensiva nas vias dos municípios, através de uma parceria com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual e a Polícia Rodoviária Federal, no combate a mistura perigosa álcool e direção, além das condições de trafegabilidade dos veículos, documentação e o transporte irregular de passageiros.
A secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai interditar o trânsito em alguns pontos da cidade durante período de carnaval. Já a partir das 15 horas de hoje o trânsito fica paralisado nos circuitos culturais da Redinha, Rocas, Alecrim e no Centro Histórico da cidade.
Amanhã, domingo, segunda e terça-feira de carnaval as interdições começam também começam ás 15 horas seguindo o cronograma de programação de cada circuito. Na Redinha a interdição começa mais cedo, a partir das 14 horas.
Durante os seis dias de folia na Redinha, de sexta a quarta-feira de cinza, será utilizado um desvio e o estacionamento de todos os veículos será apenas embaixo da ponte Newton Navarro. O trânsito de veículos será proibido na área da Redinha. “Só vão ter acesso os moradores da praia”, explicou Sá.
Na Ribeira, durante o sábado, domingo e segunda-feira, quando acontece o desfile das escolas de samba e tribo de índio, o trânsito será desviado da avenida Duque de Caxias para a Rua Frei Miguelinho, a partir das 15 horas. No Alecrim a concentração dos blocos será sempre no cruzamento das Avenidas Presidente Sarmento e Canindés, em frente ao mercado público.
Linhas de ônibus serão adaptadas: Com relação às linhas de ônibus, o acesso ao terminal da Redinha durante o carnaval, será pela estrada de barro após a rotatória da Avenida João Medeiros Filho (Ponte Newton Navarro). As linhas opcionais 309 e 310 vão retornar da Rua Doutor Ulisses Guimarães, retorno do caju, a partir da 14 horas.
No Alecrim, a linha 36 no sentido Cidade Nova, será desviada pela Avenida Manoel Miranda, Ruas Presidente Sarmento, dos Caicós, Presidente Leão Veloso, Avenida Interventor Mário Câmara e Rua Presidente Sarmento seguindo itinerário Normal. A linha 43, no sentido Candelária, percorrerá pela Avenida Manoel Miranda, Rua Presidente Sarmento, Rua dos Caicós, Rua Presidente Leão Veloso, Avenida Interventor Mário Câmara, seguindo itinerário Normal.
Na Ribeira, no sábado, domingo e segunda-feira, o desvio dos ônibus no sentido Alecrim será pela Avenida Duque de Caxias (retorno), Rua São João, Rua Hildebrando de Góis, Rua Dr. Barata, Rua Padre Frei Miguelinho, Rua Câmara Cascudo e segue itinerário Normal Já o desvio dos ônibus do sentido Praça é pela Avenida Duque de Caxias (retorno), Rua São João, Rua Hildebrando de Góis, Rua Dr. Barata, Rua Padre Frei Miguelinho, Rua Câmara Cascudo, Rua Juvino Barreto, Rua Floriano Peixoto, Rua Mossoró seguindo depois o itinerário normal.
Na Cidade Alta, durante a Escolha da Kenga, no domingo, 6, o desvio começa a partir das 14 horas iniciando pelas avenidas Duque de Caxias, Câmara Cascudo, Rua Juvino Barreto, Rua Floriano Peixoto e Rua Mossoró retomando itinerário normal.