De acordo com o chefe de operações do Comando de Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Marcone Edson Albuquerque, o trabalho da Polícia Militar permanecerá ocorrendo. “Estamos em diversos pontos da cidade realizando barreiras”, informou o oficial. O PM esclareceu que a operação continuará ocorrendo por tempo indeterminado, “com a intenção de dar segurança ao cidadão”.
Uma equipe da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos foi designada pela Delegacia-geral da Polícia Civil (Degepol) para investigar os recorrentes casos de assalto. Sob o comando do delegado Atanázio Gomes, o inquérito possibilitou a prisão de dois suspeito de praticar mais de cinco assaltos contra os veículos. O primeiro homem foi detido antes do período de carnaval. O segundo foi localizado e capturado ontem sob força de mandado de prisão preventiva. Stefeson Conceição do Nascimento, 18 anos, é suspeito de envolvimento em diversos casos contra transporte coletivo e foi encontrado na zona Norte de Natal.
A prisão do acusado foi solicitada pelo delegado depois que várias vítimas reconheceram Stefeson, que já tem passagem na polícia pela autoria de outros roubos. “Conseguimos prender dois suspeitos depois que apresentei os indícios à Justiça. Foi um trabalho de investigação que se baseou nas filmagens, nos depoimentos de vítimas e nas fotografias que possuímos”, disse Atanázio.
O delegado esclareceu que não existem quadrilhas especializadas nesse tipo de crime, tendo as ações sido praticadas por diversas pessoas que não possuem ligação umas com as outras. “Muitos adolescentes também estão envolvidos”, completou o titular da Defur. Atanázio informou que o inquérito terá continuidade buscando encontrar outros envolvidos.
A Polícia Civil ainda busca por uma mulher que também teve participação em pelo menos dois casos, quando os veículos foram assaltos próximo ao viaduto do baldo. “Estamos na cola dela”, confirmou o delegado. Atanázio reiterou a importância da participação da população na colaboração e registro dos crimes que ocorreram. “Se foram vítimas, compareçam à delegacia para prestar informações que comprovem a participação desses criminosos presos”. O delegado foi designado ainda durante o mês de janeiro após os recorrentes casos de crimes registrados nos ônibus que assustavam a população e causavam protestos por parte da categoria dos rodoviários.
Protestos: O mês de janeiro representou grande transtorno à parcela da população que depende do serviço de transporte público. Sucessivas paralisações interromperam as viagens dos passageiros que se viram obrigados a seguir caminho a pé. A cobrança dos motoristas e cobradores era pela intensificação do policiamento, no sentido de diminuir as ocorrências de assaltos a ônibus.
Foto: Junior Santos
Créditos: Tribuna do Norte