Circular da UFRN não recebeu o sexto ônibus

A grande novidade da semana passada no transporte natalense não se confirmou. Anunciado na última sexta-feira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o aumento da frota da linha Circular que atende o Campus da instituição na capital potiguar, prometido para a última segunda-feira (02), não aconteceu.

Desde a última segunda-feira, a equipe do UNIBUS RN esteve, durante todo o dia, nas dependências do Campus da UFRN para verificar o andamento das operações desse possível novo veículo. No entanto, o prometido ônibus adicional não apareceu.

De acordo com operadores que trabalham na linha e fiscais da SEMOB presentes no terminal do Circular, no Restaurante Universitário (RU), que pediram para não ser identificados, o sexto veículo seria cedido pela empresa Nossa Senhora da Conceição.

Eles informam ainda que, mesmo sem esse veículo, as tabelas de horários das cerca de 150 viagens dos dois itinerários da linha 588 já foram alteradas para a adição deste novo ônibus. Com essa alteração, segundo os operadores, o intervalo entre os veículos sofre discrepâncias, causando, em alguns horários, acumulo de pessoas nas paradas e superlotação nos veículos. Um exemplo disso foi observado na segunda-feira: Entre 12h e 14h, a cada 20 minutos, quatro veículos saíam simultaneamente do terminal – sendo dois no sentido normal (Via Reitoria) e dois no sentido inverso (Via Setores de Aulas). O ideal, de acordo com um dos despachantes, era um veículo sair por vez, para evitar superlotação nos ônibus. Mas, como haviam atrasos decorrentes dessa mudança de horários, sempre um dos ônibus saía junto com o que estava no horário correto.

Com isso, o cenário habitual de quem precisa utilizar o Circular da UFRN continuou com o mesmo panorama anterior ao anúncio do sexto ônibus: paradas lotadas, muita espera em alguns horários, veículos rodando acima da capacidade e a frota se manteve nos cinco veículos atuais.

Providências: Nossa equipe entrou em contato com o Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana de Natal, Jefferson Pedrosa, e com a empresa Nossa Senhora da Conceição para saber o que poderia ser feito para a adição definitiva do novo veículo.

O secretário afirmou que o motivo para a não adição do sexto ônibus se deve ao feriado da semana santa, que se aproxima. “Em virtude do feriado da semana santa, adiamos para a segunda-feira (09). Por conta do feriado, a demanda caiu. Mesmo que eu tivesse autorizado já a circulação do ônibus, ele não teria utilização plena”. Ele confirmou que a empresa Nossa Senhora da Conceição é a mantenedora do novo veículo da linha 588. “Caso a Conceição não coloque o ônibus pra rodar, serão impostas multas a empresa, dentro das condições do termo que garante a circulação da linha”, complementa Jefferson.

O secretário completa que o que acontece no Circular é fruto da expansão da Universidade. “O que vai corrigir essa deficiência do Circular é a licitação. A cada ano, a UFRN recebe 6 mil alunos novos. Além deles, ainda existem os alunos antigos, funcionários da Universidade, trabalhadores das obras da UFRN e os moradores da região. É uma demanda muito grande e não há condições técnicas mais de se aumentar a frota”. De acordo com ele, o problema dessa linha será sanado com a licitação. “Com o edital saindo, uma nova rede de linhas estará funcionando. E com a integração, mais linhas passarão no Campus e, aí sim, o problema da superlotação dos ônibus do Circular Campus estará resolvido”.

Ele disse ainda que a UFRN também deve fazer a parte dela, fazendo obras de mobilidade urbana nas dependências do Campus, onde se inclui um terminal para a linha – que, atualmente, funciona em condições precárias no Restaurante Universitário (RU).

Já os responsáveis pela empresa Nossa Senhora da Conceição não retornaram nossas ligações.

Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo