Feriado: Usuários de ônibus exercitam paciência

Paciência costuma ser uma virtude necessária aos usuários de transporte público em Natal. E se no dia a dia a espera excessiva incomoda, nos feriados a esperança de ver a condução passar diminui ainda mais. Durante o feriado da Sexta-Feira da Paixão a circulação da frota de ônibus foi reduzida pela metade – no sábado, 70% dos veículos estiveram circulando. Apesar do trânsito vazio da capital potiguar favorecer o fluxo, os passageiros foram às paradas prontos para exercitarem a paciência na Semana Santa.

O segurança aposentado Francisco de Assis, 67 anos, já chegou a parada da avenida Bernardo Vieira esperando aguardar pelo menos meia hora a mais do que o habitual. “Na semana espero de 40 a 45 minutos. Quando é sábado, domingo, ou feriado, fico 1h15min ou 1h20min na parada”, calcula. Aguardando o transporte na altura do bairro das Quintas, zona Oeste, ele tinha como destino o conjunto Parque dos Coqueiros, na zona Norte.

Percorrendo as paradas de ônibus a reportagem do Diário de Natal viu bem menos gente que o habitual na maioria dos pontos, mas também encontrou locais movimentados como no início da avenida João Medeiros Filho no sentido Centro-Zona Norte. Dezenas de pessoas aguardavam ônibus ou alternativos com destino ao Parque dos Coqueiros, Gramoré, Parque das Dunas e Redinha.

No bairro Nordeste, zona Oeste de Natal, o gari José Teixeira de Lima, 48 anos, fazia algo que não costuma fazer: esperar ônibus. O motivo era a companhia da neta Jéssica. Teixeira conta que vai todos os dias a pé até a Ribeira, na zona Leste, para trabalhar, porém a presença da pequena o fez quebrar a rotina. “Não tenho muita paciência para esperar. Prefiro andar a pé”, relata. José Teixeira aguardava a condução para ir ao bairro do Alecrim para presentear a neta com um ovo de páscoa. “Vamos ver se encontramos algum comércio aberto”, explica.

Na mesma parada a dona de casa Nazaré da Costa, 71 anos, apostava na sorte para que uma de suas três opções de ônibus passasse logo. Na companhia de dois netos eda filha Íris Batista, 35 anos, dona Nazaré ia para sua casa no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste. “Espero que chegue logo”, afirmou ela, acostuma a esperar um pouco mais pelo transporte nos feriados.

De acordo com o representante do Seturn, Augusto Maranhão, a frota começou a ser reduzida na tarde de quinta-feira e caiu pela metade na Sexta-Feira da Paixão. No sábado, 70% dos veículos estiveram em circulação, enquanto no domingo 50% da frota rodaram na capital potiguar.

Trens: Após a suspensão das linhas na Sexta-Feira Santa, o sistema de trens urbanos de Natal voltou a funcionar normalmente no último sábado. O primeiro trem sai de Ceará Mirim com destino a Natal às 05h20min. Para Parnamirim, o primeiro trem sai às 06h42min, partindo da Estação Central, no bairro da Ribeira.

Com informações: Diário de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo